fbpx

Campanha identifica o tipo sanguíneo em ação popular

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Junho Vermelho em parceria com o Senac Tiradentes realiza exame gratuito nessa sexta-feira

Você sabe qual é o seu tipo sanguíneo? Tem muita curiosidade em descobrir, mas não sabe como? Para responder a essa pergunta, a campanha Junho Vermelho, em parceria com o Senac Tiradentes, promove nessa sexta-feira, 23 de junho, o exame de tipagem sanguínea, gratuitamente.

Neste dia, alunos do curso de técnico em hemoterapia da unidade, supervisionados por professores, realizarão testes para determinar o tipo sanguíneo daqueles que passarem pelo saguão do Senac Tiradentes.

Para a realização do exame é necessária apenas a coleta de uma pequena amostra de sangue e o resultado fica pronto em apenas 30 minutos. Não há qualquer contraindicação para realizar esse procedimento.

Procedimento

Após a coleta, o sangue é colocado em uma centrífuga, que separa as hemácias do plasma. Após a aplicação de um antissoro, o profissional poderá identificar qual é a tipagem daquela pessoa. O exame reconhece os quatro tipos sanguíneos existentes: A, B, O ou AB, e se o indivíduo é RH+ ou RH-.

Os testes serão realizados das 8 da manhã ao meio-dia. A expectativa é de que 400 pessoas descubram seu tipo sanguíneo nesta ação. Para participar, basta ir até o local. O exame é gratuito e não precisa de inscrições prévias.

Tipos sanguíneos da população brasileira

Considerados doadores universais, os portadores do tipo O- são muito procurados pelos hemocentros por serem, frequentemente, utilizados em caso de emergências médicas. O baixo número de brasileiros com este tipo torna o sangue tipo O- ainda mais desejado nos hemocentros: apenas 7% da população brasileira se enquadra nesta tipagem.

Tão ou ainda mais difícil de ser encontrado que o anterior, o sangue do tipo AB- é visto em apenas 1% dos brasileiros, no entanto o sangue AB é o chamado receptor universal, uma vez que pode receber de todos os demais (A, B ou O) com o mesmo fator RH. Em seguida aparecem os grupos de sangue B- (2%), AB+ (3%), A- (6%) e B+ (9%).

Mais comuns entre a população nacional, os sangues A+ e O+ são encontrados em 36% e 37% dos brasileiros, respectivamente.


Serviço:
Ação identifica o tipo sanguíneo da população
Data: 23 de junho (sexta-feira)
Horário: das 8h às 12h
Local: Av. Tiradentes, 822 – Luz (Senac Tiradentes)
Aberto à população – gratuito


 

Confira a ultima edição da Newslab

Estudo mostra que tratamento para câncer colorretal metastático com mutação BRAF resulta em sobrevida global média de 15,3 meses

Os resultados foram anunciados pela Pierre Fabre e Array BioPharma e observados no safety lead in do estudo fase 3 BEACON com a combinação de encorafenibe, binimetinibe

Leia mais

As 7 principais dúvidas sobre a Meningite Meningocócica

A meningite meningocócica é uma doença infecciosa grave que pode matar. A doença esteve em pauta recentemente e isso fez com que houvesse um aumento

Leia mais

Alteração em célula de defesa torna obesos e diabéticos mais suscetíveis a infecções

Estudo da USP publicado na Scientific Reports mostra que os neutrófilos desses indivíduos são menos eficazes no reconhecimento de bactérias e morrem mais facilmente Indivíduos obesos e

Leia mais

Março Marinho: São Paulo representa um terço dos novos casos esperados de câncer colorretal no país

Com 4 mil novos casos por ano, apenas na capital, São Paulo é o Estado que registra a maior prevalência de câncer colorretal (intestino grosso

Leia mais
Seções
Fechar Menu