No dia 25 de setembro, durante o 52º Congresso de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, os avanços nos exames laboratoriais para diagnóstico de câncer de próstata, em especial o PHI, serão tema de conferência magna, apresentada por Adagmar Andriolo, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial e professor da disciplina na Escola Paulista de Medicina (EPM) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
O PHI é um exame mais exato, eficaz e rápido para o diagnóstico do câncer, auxiliando na distinção de outras doenças da próstata. Trata-se de uma combinação de três outros testes, o PSA total, PSA Livre e p2PSA.
Segundo o médico patologista clínico, Adagmar Andriolo, “o PHI apresenta o que chamamos de maior especificidade para câncer. É um exame de sangue simples, exigindo apenas uma punção venosa. Graças à sua elevada especificidade, resultados normais podem reduzir em até 30% a necessidade de realização biópsia prostática, que é um procedimento mais invasivo, de alto custo e oferece algum risco ao paciente.
Dessa forma, o PHI também pode ser um aliado na redução de custos da assistência à saúde. “Existem estudos que comprovam que o tratamento de pacientes com câncer diagnosticado precocemente é de duas a quatro vezes mais barato quando comparado aos tratamentos dados às pessoas que tiveram o diagnóstico em uma fase avançada”, completa Andriolo.
52º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial
Avanços laboratoriais no câncer de próstata – Adagmar Andriolo
Data: 25 de setembro de 2018
Horário: 11h30
Local: Centrosul – Florianópolis – Santa Catarina
Inscrições: cbpcml.org.br
Sobre a SBPC/ML
A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) é uma Sociedade de Especialidade Médica, fundada em 1944 e que atua na área de laboratórios clínicos. Com sede na cidade do Rio de Janeiro, tem como finalidade reunir médicos com Título de Especialista em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial e de outras especialidades como farmacêutico-bioquímicos, biomédicos, biólogos e outros profissionais de laboratórios clínicos, além de empresas do setor.
A SBPC/ML disponibiliza o PALC – Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos que avalia um laboratório através de auditorias e determina se ele atende a requisitos predeterminados para exercer as tarefas a que se propõe. Dentre vários objetivos esse processo pretende garantir a qualidade dos serviços prestados e a confiabilidade dos resultados.
A SBPC/ML dispõe de projetos de habilitação e qualificação profissional de acordo com a legislação em vigor, através de atividades voltadas para ensino, pesquisa e divulgação científica em Medicina Laboratorial, tendo como meta principal a saúde da população. Para alcançar esses objetivos a SBPC/ML realiza cursos, jornadas, congressos, eventos relacionados e publicações científicas.