A tecnologia permite análise rápida e qualitativa de moléculas alvo de DNA e RNA por PCR em tempo real
A companhia italiana Alifax há mais de 30 anos desenvolve as melhores soluções para a área da saúde. A inovação pode ser vista em produtos e serviços nos segmentos de hematologia e bacteriologia. O compromisso da empresa é sempre se antecipar as necessidades do mercado mundial. Desde o início de suas atividades, a empresa tem como vocação o pioneirismo científico e tecnológico.
O perfil empreendedor e visionário estimulou a expansão de suas operações. Hoje, possui cinco subsidiárias: Rússia, China, Alemanha, Espanha e Brasil. A rede de distribuição inclui mais de 100 países.
No Brasil, atua desde 2018, sempre trazendo novidades e modernizando a maneira de trabalhar em microbiologia. Localizada na cidade de São Paulo, a subsidiária brasileira conta com uma equipe qualificada para atender as demandas comerciais, científicas e técnicas no Brasil e na América Latina. Além de possuir show-room para demonstração dos equipamentos e realização de treinamentos presenciais e on-line.
O resultado dessas ações pode ser comprovado pela grande receptividade dos laboratórios clínicos e hospitais.
A Alifax tem um programa voltado para inovação tecnológica e investigação científica. “Uma das estratégias para promover a divulgação do pensamento científico é a participação e a organização de seminários e conferências com o apoio de palestrantes nacionais e internacionais de referência”, explica Dr. Robson De Moraes, Diretor Geral da Alifax Brasil.
A companhia possui amplo portfólio de patentes em todo o mundo nas áreas de hematologia e bacteriologia. É motivo de orgulho ter mais de 200 estudos publicados, usando tecnologia e instrumentos da empresa. Outra estratégia fundamental é a existência de infraestrutura técnico-científica, formada por equipes qualificadas na área de medicina laboratorial, engenharia e tecnologia da informação.
Desde 2019, a Alifax traz como slogan “Por dentro da Inovação”. Esse conceito significa estar por dentro das inovações tecnológicas no âmbito da pesquisa e do diagnóstico. Em parceria com instituições de pesquisas do mundo todo, a Alifax está sempre ampliando sua plataforma de equipamentos e testes para microbiologia, como verificamos a seguir.
SISTEMA MOLECULAR MOUSE: PRONTO PARA USO
Em 2022, Alifax lançou no Brasil o Sistema Molecular Mouse. Compacto e fácil de usar, é o primeiro sistema no mundo de qPCR portátil. A revolucionária tecnologia permite análise rápida e qualitativa de moléculas alvo de DNA e RNA por PCR em tempo real. O Sistema Molecular Mouse é composto por um instrumento que atua como termociclador e um software já instalado no PC, para execução de testes e monitoramento de resultados.
O Lab-on-Chip é um microssistema eletricamente ativo que controla de forma precisa a temperatura da reação. É um dispositivo descartável baseado em um chip de silício fabricado usando tecnologia inovadora de semicondutores. Todos os reagentes necessários são
liofilizados em cada micropoço (5 µl). O RFID** tag armazena informações do produto e testes usados pelo software para realizar a análise. Permite 6 reações multiplex simultâneas em até 64 alvos diferentes: 44 microrganismos e 20 genes de resistência.
O sistema traz benefícios que vão otimizar a rotina laboratorial:
› O protocolo de análise automática começa com a leitura do RFID** tag;
› Até 6 instrumentos podem ser gerenciados independentemente com uma sessão do software;
› Gerenciamento de usuários de vários níveis;
› Elaboração de dados precisos;
› Conexão com LIS (Sistema de Informação Laboratorial);
› Os resultados sobre a presença/ausência dos alvos são relatados junto com as curvas;
› Interface amigável;
› CE IVD.
Os cartuchos Lab-on-Chip são prontos para uso. Estão disponíveis para Painel de Sepse e Leveduras.
FOCO EM CIÊNCIA
Em 1988, na cidade italiana de Padova, a Alifax iniciou suas operações a partir do pioneirismo e visão estratégica de Paolo Galiano, tendo como base sua sólida experiência no mercado de diagnóstico laboratorial, voltado aos segmentos de hematologia, microbiologia, sorologia e autoimunidade. Em 1998, entrou em nova fase após a aquisição da Sire Analytical Systems.
A companhia firmou sua posição no mercado italiano como produtora de instrumentação para diagnóstico clínico para análise da Velocidade de Hemossedimentação (VHS) e cultura bacteriana rápida. Esta ação possibilitou desenvolvimento rápido e bem-sucedido em todo o mundo.
DIAGNÓSTICO DE SEPSE
Aliado ao rápido e simples Sistema Molecular Mouse, a Alifax lançou os cartuchos para diagnóstico de sepse, diretamente de amostras de hemocultura positivas, sem a necessidade de extração, exceto para cartucho de leveduras. Após um simples preparo prévio da amostra positiva, a Alifax tem disponível cartuchos para identificação e perfil de resistência para bactérias gram-negativas, com a possibilidade de identificar os principais alvos de resistência, como KPC, VIM, NDM, IMP, OXA-23, OXA-48, SHV, SHV ESBL, CTX-M-1/9 grupo, CTX-M-2/8 grupo, CMY-2, mcr-1, mcr-2. Para as bactérias gram-positivas, há disponível os cartuchos para identificação e perfil de resistência de estafilococos e não estafilococos. Para as leveduras há 9 tipos de espécies diferentes de Cândidas.
MDRO – VILÕES DA RESISTÊNCIA ANTIMICROBIANA
A resistência antimicrobiana representa uma ameaça crescente e pode comprometer as conquistas obtidas em relação à saúde da população mundial. Os causadores das resistências bacterianas são os Microrganismos Resistentes a Múltiplas Drogas (MDRO). Em geral, esses microrganismos, predominantemente bactérias, são resistentes a uma ou mais classes de agentes antimicrobianos. As infecções por MDRO têm manifestações clínicas semelhantes às infecções causadas por patógenos suscetíveis. As opções de tratamento de pacientes com essas infecções costumam ser limitadas. Organismos altamente resistentes merecem atenção especial nas instalações de saúde.
A resistência bacteriana traz implicações diretas à segurança do paciente por aumentar o tempo de internação e as chances de readmissão hospitalar. Isso sem mencionar custos, uso de antibióticos de espectro estendido e o risco de mortalidade, principalmente devido à ausência de alternativas terapêuticas. Os mecanismos de resistência contra os antibióticos
ß-lactâmicos e os carbapenêmicos têm emergido rapidamente em nível mundial. Infecções invasivas com cepas de bactérias resistentes estão associados a altas taxas de mortalidade, enfatizando a necessidade de programas de vigilância ativa voltados à prevenção da disseminação, principalmente no ambiente hospitalar.
Em sintonia com esta exigência do mercado, a Alifax traz uma solução confiável, ágil e completa. Os kits de triagem Alifax MDRO são os únicos testes fenotípicos para a triagem eficaz de portadores e indivíduos infectados, que fornecem resultados em poucas horas com desempenho superior à cultura direta. Atualmente, a Alifax possui kits para a triagem fenotípica dos seguintes perfis de resistência: MRSA (Staphylococcus Aureus resistente à Meticilina), ESBL/AmpC (Enterobactérias produtoras de ß-lactamase de espectro estendido) e para Enterobactérias resistentes a Carbapenêmicos para a triagem de Swab de Vigilância e os resultados se dão entre 6h e 7h, dependendo do teste. Também possui Kits para triagem fenotípica dos perfis de resistência ESBL/AmpC (Enterobactérias produtoras de ß-lactamase de espectro estendido), para Enterobactérias resistentes a Carbapenêmicos e VRE (Enterococos resistentes à Vancomicina) para hemoculturas positivas com resultados em até 4,5h.
Todos os kits são destinados para uso com os Sistemas de Cultura e Detecção Hb&L Uroquattro 60 e 120 e Alfred60/AST. A corrida contra o tempo é fator essencial no momento de entregar o resultado assertivo ao médico. Segundo estudos publicados por Kumar (2006), cada hora de terapia antimicrobiana inadequada eleva as taxas de mortalidade do paciente para 7,5%. Estima-se que, em 2050, a resistência bacteriana será a principal causa de mortes no mundo, com a previsão de 100 milhões de mortes. Esse aumento se deve também ao uso indiscriminado de antibióticos no tratamento de paciente internados. A falta de um Centro de Controle de Infecções Hospitalares em grande parte dos hospitais é o motivo desse aumento.
I-DONE
O sistema ATR-FTIR, juntamente com o software I-dOne, identifica microrganismos em apenas 1 minuto utilizando a técnica de Reflexão Total Atenuada – Espectroscopia de Infravermelho Transformada de Fourier, baseada na espectroscopia vibracional. Isso permite que as amostras sejam examinadas diretamente de colônias isoladas de meio de cultura sólido, sem a necessidade de preparação prévia das amostras. A luz infravermelha (IR) é capaz de penetrar alguns mícrons na amostra depositada no Elemento de Reflexão Interno (IRE). Após a interação com a amostra, as mudanças nas frequências de luz IR são detectadas e analisadas. Posteriormente, o software I-dOne interpreta o espectro de infravermelho microbiano adquirido, que pode ser considerado como sua impressão digital molecular. Analisando este espectro e comparando-o com uma biblioteca de espectros de amostras microbianas conhecidas, fornece uma identificação microbiana.
Os resultados são relatados como ID de microrganismo junto com a pontuação de correspondência relativa que representa a confiabilidade da identificação a perfis vibracionais conhecidos de espécies presentes na base de dados de referência. Após o uso, a limpeza do equipamento é feita utilizando apenas etanol 70%, e estará pronto para o uso novamente. A biblioteca de espectros de identificação de microrganismos está em constante atualização e atualmente, atende 95% da epidemiologia clínica do laboratório e hospital.
**RFID: Radio-Frequency Identification
ALIFAX Brasil
Tel.: (11) 5533.9069
www.alifax.com
info.brasil@alifax.com