A AbbVie, companhia biofarmacêutica global, e a Harpoon Therapeutics, companhia de biotecnologia que desenvolve novas terapias biológicas com foco na célula T, anunciam que firmaram acordo de colaboração em pesquisa em imuno-oncologia. A meta é incorporar a plataforma de criação de um ativador tri-específico de célula T (TriTAC™) com os alvos de imuno-oncologia da AbbVie, para desenvolvimento de novas terapias para câncer.
Pelos termos do acordo, a Harpon irá criar a molécula TriTAC contra determinados alvos do câncer usando sua plataforma, avaliar propriedades farmacológicas da molécula e proporcionar à AbbVie o direito de buscar novos desenvolvimentos e formas de comercialização dessas moléculas. Os termos financeiros do acordo não foram divulgados.
“Esta colaboração é a primeira da Harpoon e destaca o alto nível do interesse da indústria em tecnologias de plataformas avançadas. Estamos empolgados com a parceria com a AbbVie para ajudar a gerar novas terapias que envolvem a célula T para o tratamento de câncer, com base na combinação de receptores de célula T com TriTACs,” afirmou o Ph.D. Jerry McMahon, CEO da Harpoon Therapeutics.
“Terapias que envolvem célula T representam a próxima onda de inovação em tratamento para câncer”, afirmou o médico Tom Hudson, vice-presidente em descoberta e desenvolvimento inicial em oncologia da AbbVie. “A tecnologia da Harpoon possibilita uma abordagem inédita para engajar o sistema imunológico pelas terapias em fase de pesquisa da AbbVie”.