fbpx

73º Congresso Brasileiro de Cardiologia vai destacar as novas diretrizes, grandes estudos nacionais e internacionais e temas práticos do consultório

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Aulas práticas vão permitir que os congressistas tenham uma maior proximidade com os mais variados métodos diagnósticos e terapêuticos da Cardiologia

Com uma programação voltada para o clínico o 73º Congresso Brasileiro de Cardiologia, que acontece entre os dias 14 e 16 de setembro, no Centro Internacional de Convenções de Brasília – CICB, vai destacar as novas diretrizes, a discussão de grandes estudos nacionais e internacionais e temas práticos do consultório. “Traremos assuntos de elevado teor científico, apresentados pelos melhores profissionais de cada área”, afirma o diretor científico do CBC, Dalton Bertolim Précoma.

Este ano, as Sessões Conjuntas Internacionais serão com o American College of Cardiology (ACC); American Heart Association (AHA); European Society of Cardiology (ESC); Federación Argentina de Cardiología (FAC); Sociedad Interamericana de Cardiología (SIAC); Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC); e com as Universidades Duke e Harvard.

Brasil Prevent prioriza grandes dilemas do consultório

A programação do Brasil Prevent será totalmente voltada para orientações práticas de consultório. Estão previstos debates sobre diferentes temas, assuntos e highlights de diretrizes que foram atualizadas recentemente, buscando as melhores estratégias na abordagem das doenças cardiovasculares.
“Convidamos profissionais de diversas áreas para debater e orientar os congressistas quanto às questões recorrentes das diferentes patologias cardiovasculares, para a manutenção de um coração saudável”, adianta o presidente do Congresso, Nasser Sarkis Simão.

Cardiologia na Prática

“O Hands-on está com uma programação mais abrangente este ano e trará novos equipamentos – a medida da Pressão Central, a Ergoespirometria e a Vecto-Eletrocardiografia – para permitir que os congressistas tenham uma maior proximidade com os mais variados métodos diagnósticos e terapêuticos da Cardiologia”, conta Nelson Siqueira de Morais, que coordena as atividades práticas, ao lado de João Fernando Monteiro Ferreira e Sergio Timerman.

A programação inclui ainda a área de Hemodinâmica, com simulador de Cateterismo e Angioplastia Coronariana. E traz as já tradicionais e concorridas aulas de Mapa; Abordagem inicial da IC e Choque Cardiogênico; Assistência Circulatória na IC Avançada; Balão Intra-Aórtico (BIA); Eco na Emergência; Marca-passo na Emergência e para o generalista; Propedêutica Cardiovascular; Ressonância Magnética; Tomografia Computadorizada Cardiovascular; Síndrome Coronariana Aguda; e Monitorização Residencial da Pressão Arterial (MRPA).

“Pela primeira vez será realizado o curso de TECA-A, que é bastante completo e abrangente, durante o Congresso. E também será possível obter a recertificação do ACLS”, destaca Siqueira.

Defesa Profissional é o foco do Fórum de Ideias

Este ano, o Fórum de Ideias irá abordar cinco temas: “Defesa Profissional: perspectivas da medicina”; “O futuro foi ontem!”; “Aspectos jurídicos relacionados à medicina”; “Pesquisa clínica”; e “O progresso da cardiologia: do Congresso mundial em 1998 ao futuro”.

Números recordes

Para Nasser Sarkis Simão, o evento já é um sucesso. “O número de Temas Livres apresentados foi recorde este ano. A programação científica primorosa feita pela Comissão Executiva buscou um cuidado tremendo com o estado da arte dos diferentes assuntos, para receber os colegas neste grande evento da Cardiologia brasileira. A atual conjuntura do país e as restrições econômicas em nada comprometeram a qualidade do nosso evento, graças ao empenho da CECon”, comemora o presidente do evento.


73º Congresso de Cardiologia
Data: de 14 a 16 de setembro
Local: Centro Internacional de Convenções de Brasília – CICB
Endereço: SCES Trecho 2, Conjunto 63, Lote 50 – Asa Sul, St. de Clubes Esportivos Sul Trecho 2 – Brasília, DF, 70200-002
Informações e Inscrições: http://cardio2018.com.br/

Confira a ultima edição da Newslab

Ginecologista orienta sobre a prevenção do câncer do colo do útero

Dia Mundial de Prevenção à doença reforça a necessidade do exame de diagnóstico em mulheres entre 25 e 64 anos O mês da mulher é

Leia mais

Cresce em 224% o número de casos de dengue no país

Os óbitos pela doença também aumentaram 67%, entre 30 de dezembro e 16 de março de 2019, em comparação ao mesmo período de 2018, sendo

Leia mais

Avaliação do Potencial das Formigas como Vetores Mecânicos de Bactéria em Ambiente Hospitalar

Artigo publicado originalmente na Newslab 112 Resumo As formigas estão intimamente ligadas ao ser humano e, apesar de algumas espécies não interferirem na economia humana,

Leia mais
Seções
Fechar Menu