Você sabe realmente higienizar as mãos?

Quando abordam este assunto, muitos pensam:

“Apenas crianças não sabem lavar as mãos!” – errado, nós também!

Existem incontáveis artigos falando sobre o tema, especialmente para profissionais da saúde, mas esta atenção nem sempre foi relevante.

Não faz muito tempo, em meados do século XIX – Os médicos – por ainda não terem conhecimento sobre infecção bacteriana, não davam importância para uma simples lavagem de mãos antes das cirurgias, com isso, a taxa de mortalidade entre recém nascidos, por exemplo, era enorme.

Até que um cirurgião húngaro observou que alguns de seus estudantes de medicina tinham o hábito de lavarem as mãos antes e depois dos procedimentos, com isso, o índice de infecções entre seus pacientes foi consideravelmente reduzido. Concluiu então, que hábitos de higiene eram essenciais para a prevenção de doenças transmitidas pelo toque.

Assim como a Enfermeira Florence Nightingale (1820-1910), que revolucionou as bases da assistência de enfermagem com cuidados na higiene das mãos.

Os cientistas Louis Pasteur, Robert Kock, dentre outros, revolucionaram a medicina com suas descobertas na área microbiológica e desde então, esta preocupação se tornou obrigatória dentro e fora dos hospitais.

Quer fazer um teste bem simples para saber se suas mãos foram bem higienizadas?

Retire a carga de uma caneta marca texto amarela e a coloque em um recipiente com 10ml com álcool em gel. Acenda uma lâmpada de luz negra e apague as luzes do ambiente. Você observará que o produto ficará fluorescente. Passe a mistura em suas mãos e espere secar (em contato com a pele, se torna invisível visto na luz comum) Depois, as lave da forma habitual e observe o resultado sob a luz negra. Onde aparecer a cor amarela, significa que não foi devidamente lavada.

E então, você sabe realmente lavar as mãos?

Se sim, o texto acaba aqui para você, se não, repita o teste após seguir o protocolo abaixo, recomendado pela ANVISA:

 

Segundo a Agência Nacional de  Vigilância Sanitária ( ANVISA ) – Ministério da Saúde,  a manobra correta para higienização das mãos é:

 

1.Abra a torneira e molhe as mãos, evitando encostar na pia.

2.Aplique na palma da mão quantidade suficiente de sabonete líquido para cobrir todas as superfícies das mãos (seguir a quantidade recomendada pelo fabricante).

  1. Ensaboe as palmas das mãos,friccionando-as entre si.
  2. Esfregue a palma da mão direita contra o dorso da mão esquerda (e vice-versa) entrelaçando os dedos.
  3. Entrelace os dedos e friccione os espaços interdigitais.
  4. Esfregue o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta (e vice-versa), segurando os dedos, com movimento de vai-e-vem.
  5. Esfregue o polegar direito, com o auxílio da palma da mão esquerda (e vice- versa), utilizando movimento circular.
  6. Friccione as polpas digitais e unhas da mão esquerda contra a palma da mão direita, fechada em concha (e vice-versa), fazendo movimento circular.
  7. Esfregue o punho esquerdo, com o auxílio da palma da mão direita (e vice- versa), utilizando movimento circular.
  8. Enxágüe as mãos, retirando os resíduos de sabonete. Evite contato direto das mãos ensaboadas com a torneira.
  9. Seque as mãos com papel-toalha descartável, iniciando pelas mãos e seguindo pelos punhos.

Para a técnica de Higienização Anti-séptica das mãos, seguir os mesmos passos e substituir o sabonete líquido comum por um associado a anti-séptico.

 

Bibliografia:

THORWALD, Jürgen. O século dos cirurgiões. 1ªedição. São Paulo: Hemus, 2010

http://www.pontociencia.org.br

www.anvisa.gov.br

Fábia Bezerra, Biomédica, com mais de 20 anos na área Laboratorial. Consultora e Auditora na Empresa Suzimara & Sarahyba Consultoria. Email: contato@suzimaraesarahyba.com.br

 

<Artigo disponível na íntegra na Revista Newslab Ed 157>