A infertilidade afeta globalmente de 10% a 15% dos casais, e apesar de vista como um problema de saúde feminino, os homens contribuem para metade dos casos.
Agora, um teste de fertilidade masculina baseado em uma pesquisa da Universidade Cornell pode ajudar a predizer quais homens podem precisar de tratamento e quais casais podem ter sucesso de diferentes formas de reprodução assistida.
“O “Cap-Score Test” (tradução: Teste de Pontuação da Capacitação) é um exame desenhado pra prover informação sobre a fertilidade masculina como nunca antes realizada”, disse o Dr. Alexander Travis, professor de biologia da reprodução no Instituto Baker para Saúde Animal, e inventor do teste. “Agora os médicos podem discutir esses resultados com o casal, e ajudá-los a escolher tratamentos personalizados corretos para tentar engravidar, incluindo aqueles que melhorem a fertilidade masculina.”
A pesquisa foi publicada no Reproductive BioMedicine Online. Travis é o autor.
O Cap-Score é um teste diagnóstico aprovado para uso médico, sua tecnologia foi licenciada pela Androvia LifeSciences, LLC.
Esse teste quantifica a habilidade do espermatozoide de passar por um processo chamado “capacitação”, que permite com que ele fertilize o ovócito. Apenas os espermatozoides capacitados conseguem promover uma fertilização adequada. Em contraste, exames tradicionais da fertilidade masculina baseiam-se primariamente na análise do sêmen, que conta espermatozoides e determinam se eles tem mobilidade e aparência normal.
“A fertilidade existe em graus; enquanto um homem produzir um espermatozoide capaz de se mover bem, ele tem um nível de fertilidade” Travis disse. “Mas são as habilidades funcionais que os espermatozoides tem para fertilizar o ovócito influenciam as probabilidades de um casal engravidar”.
A nova pesquisa incluiu dados de gravidez clínica prospectiva de seis clínicas de fertilidade. Testes prospectivos são importantes para avaliar novos procedimentos diagnósticos porque eles mostram a habilidade de predizer o que irá acontecer com os pacientes.
Travis falou sobre a habilidade preditiva do teste “verdadeiro em diferentes faixas etárias para a parceira”. Isso é importante porque há muitos impactos bem estabelecidos sobre a idade materna na fertilidade do casal. Os novos dados demonstram que a fertilidade masculina desempenha um papel fundamental se o casal conseguirá conceber, mesmo que eles estejam em idade mais avançada.
Os pesquisadores compararam o resultado do Cap-Score de mais de 2.000 homens tendo exames de fertilidade em 22 clínicas contra resultados de um grupo controle de homens férteis com parceira grávida ou com bebê jovem. Os Cap-Scores dos homens férteis demonstraram uma curva em forma de sino já esperada. Em contraste, a maioria dos homens que questionavam sua fertilidade apresentaram scores mais baixos que a média da população fértil.
Adicionalmente, os pesquisadores examinaram a relação entre os resultados de exames tradicionais de análise de sêmen com os resultados de capacitação. “Espera-se que os homens com suficientes espermatozoides com aparência normal e boa mobilidade sejam férteis, mas aproximadamente dois-terços dos homens com Cap-Scores baixos tiveram bons resultados na análise de sêmen tradicional”.
Infertilidade e a maioria dos casos de infertilidade masculina permanecem inexplicáveis devido à falta de testes de diagnóstico. Isso não apenas coloca o ônus de testes caros e frequentemente invasivos em mulheres, mas também pode levar os casais a tentar procedimentos caros que podem ser inadequados para sua situação. O Cap-Score agora pode prover informações cruciais que estavam faltando para guiar as suas escolhas.
“Casais e médicos têm tido importantes decisões sobre sua fertilidade sem toda a informação que precisam. Isso tem causado muita ansiedade e dor – fisicamente, financialmente e emocionalmente”, disse Travis.
Usando o Cap-Score, médicos e casais podem tomar decisões sobre se deve tentar conceber sem assistência ou escolher uma das várias abordagens médicas. Os resultados também podem ser usados para identificar quais homens podem se beneficiar do tratamento para melhorar sua fertilidade, incluindo mudanças no estilo de vida, suplementos nutricionais ou cirurgia.
Mais informações do artigo: Fady Sharara et al, Multicentric, prospective observational data show sperm capacitation predicts male fertility, and cohort comparison reveals a high prevalence of impaired capacitation in men questioning their fertility, Reproductive BioMedicine Online (2020). DOI: 10.1016/j.rbmo.2020.03.011