Um esquema terapêutico de sete dias com baixas doses de amoxicilina + vonoprazan (um bloqueador de ácido por competição com o potássio) foi tão efetivo na erradicação do Helicobacter pylori em regiões com alta resistência à claritromicina quanto um esquema com três medicamentos baseada no vonoprazan, relatam pesquisadores japoneses.
A fim de superar a resistência antimicrobiana, as diretrizes internacionais recomendam esquemas terapêuticos com quatro medicamentos (contendo dois ou três tipos de antibiótico) por 10 a 14 dias, como tratamento de primeira linha para o microorganismo H. Pylori em regiões com alta resistência à claritromicina. Entre outras desvantagens, este tipo de esquema pode aumentar a resistência aos antibióticos, escreveram os pesquisadores no periódico Gut.
Por outro lado, não é esperado que a terapia dupla, com apenas um antibiótico, contribua para o aumento da resistência do H. pylori aos antibióticos, de acordo com o Dr. Takuji Gotoda, da Nihon University School of Medicine, no Japão, e colaboradores.
A equipe comparou a eficácia e a tolerabilidade dos esquemas terapêuticos com dois (vonoprazan + amoxicilina em dose baixa) e três medicamentos (vonoprazan + baixas doses de amoxicilina + claritromicina); ambos administrados por sete dias como tratamento de primeira linha para H. pylori em um ensaio de rótulo aberto que contou com 335 pacientes.
Na análise por intenção de tratar, a taxa de erradicação do H. pylori foi de 84,5% no grupo terapia dupla versus 89,2% no grupo terapia tripla (P = 0,2 para diferença; P = 0,07 para não inferioridade).
Os critérios de não inferioridade foram, no entanto, satisfeitos na análise por protocolo, onde a taxa de erradicação do H. pylori foi de 87,1% com a terapia dupla vs. 90,2% com a terapia tripla (P = 0,02 para não inferioridade).
Nos pacientes com cepas de H. pylori suscetíveis à claritromicina, a taxa de erradicação foi significativamente maior com a terapia tripla (95,1%) do que com a terapia dupla (85,5%); no entanto, naqueles cujas cepas eram resistentes à claritromicina, a taxa de erradicação foi significativamente maior no grupo terapia dupla (92,3% vs. 76,2%).
As taxas de eventos adversos foram semelhantes entre os grupos terapia dupla (27,4%) e tripla (30,5%); e mais de 90% dos eventos foram leves. Não houve registro de eventos adversos graves.
“Mais estudos devem ser feitos para o desenvolvimento de um esquema terapêutico com vonoprazan devidamente ajustado, e para o estabelecimento de novos tratamentos de primeira linha para a erradicação do H. pylori nessa era de aumento da resistência antimicrobiana”, concluíram os pesquisadores.
O estudo foi financiado pela Nihon University School of Medicine.
O Dr. Takuji Gotoda, que tem relações financeiras com a fabricante do vonoprazan, Takeda Pharmaceutical Company Limited, não respondeu a um pedido por comentários sobre o trabalho.
FONTE: https://bit.ly/30F0f8C
Gut. Publicado on-line em 08 de janeiro de 2020.
Com informações de Medscape e Reuters Health.