Ano novo, novos desafios. Inicio este primeiro editorial entusiasmada com o trabalho que temos pela frente.
Seguiremos buscando aprimorar a qualidade de nossa revista, contentes com a comemoração dos 28 anos, em novembro do ano passado, e com todo o espaço já conquistado. Foram mais de um milhão e meio de acessos em 2021, um crescimento de 50% em relação ao ano de 2020.
Continuaremos promovendo o aumento de diálogos com o meio acadêmico, mantendo, ainda, nosso compromisso em divulgar práticas inovadoras, descobertas e pesquisas enriquecedoras de toda nossa área de medicina diagnóstica.
A edição 169 chega com diferentes e interessantes contribuições, propostas inovadoras e instigantes, atenta aos novos contextos atuais e novas tecnologias anunciadas por nossos parceiros.
Dentre os artigos científicos, trouxemos nesta edição um trabalho excepcional sobre Mieloma Múltiplo, escrito por Danielle Germano, outro sobre Análise das alterações hematológicas encontradas em pacientes com dengue e ainda, um artigo intitulado Predição de epitopos e análise estrutural de subtipos de Toxina Shiga Like produzidos por Escherichia coli no Brasil.
Apresentados os artigos, seguimos para as seções da revista.
Começamos o ano com uma nova coluna, a Neurociência em Foco, recebida de Portugal, escrita pelo renomado neurocientista Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues que é PhD em Neurociências, Mestre em Psicanálise, Doutor e Mestre em Ciências da Saúde nas áreas de Psicologia e Neurociências com formações também em neuropsicologia, nesta edição ele discorre sobre A Síndrome da Fadiga Crônica sob a perspectiva da neurociência. Trata-se de uma importante contribuição em relação a este tema tão atual: A fadiga. Um mal vivido por todos os seres humanos que resulta da disfunção entre a dopamina e o cortisol, dois hormônios de extrema importância para o bem estar e qualidade de vida.
Na seção Gestão Laboratorial, Dr. Humberto Façanha nos convida a refletir sobre 2022 – O QUE OS GESTORES LABORATORIAIS DEVEM ESPERAR E FAZER?
Convido os leitores a participarem ativamente da elaboração da Newslab, enviando colaborações, artigos, ideias, sugestões. Pedimos também que divulguem a revista para suas redes, de modo que mantenhamos nosso constante crescimento, aprendizado e diálogo colaborativo na divulgação de práticas e inovações no âmbito laboratorial.
Desejo a todos vocês, uma excelente leitura!
Acesse agora mesmo clicando AQUI
Luciene Almeida