Dosagem de Marcadores cardíacos
Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a maioria das mortes por Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) acontece nas horas iniciais da manifestação da doença, sendo 40 a 65% nos primeiros minutos e aproximadamente 80% nas próximas 24 horas. Dessa maneira, a maior parte dos óbitos por IAM não ocorre no ambiente hospitalar.
O diagnóstico precoce do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e o imediato início do tratamento são essenciais para reduzir a mortalidade e morbidade dos pacientes acometidos.
A dosagem dos marcadores cardíacos é fundamental para auxiliar no diagnóstico e prognóstico de pacientes com Síndrome Coronária Aguda (SCA). Após a lesão do miocárdio, a cinética de liberação dos diferentes marcadores, irá depender de diversos fatores, tais como, o compartimento intracelular das proteínas, o tamanho das moléculas, o fluxo regional linfático e sanguíneo, e a taxa de depuração do marcador. Os conjuntos destes fatores, distinguem o desempenho do diagnóstico do IAM de cada paciente. Em pacientes que apresentam um quadro sugestivo de SCA, nos quais o infarto do miocárdio não está estabelecido, os marcadores cardíacos são usados para confirmar o diagnóstico.
A análise dos marcadores cardíacos Mioglobina, CK-MB e Troponina I, é de extremo valor no diagnóstico diferencial e na estratificação de risco de pacientes admitidos na emergência com dor torácica, fornecendo importantes informações prognósticas, na medida em que existe uma direta associação entre a elevação dos marcadores séricos e o risco de eventos cardíacos em curto e médio prazo.
Nenhum marcador cardíaco deve ser avaliado individualmente, podendo excluir ou afirmar o diagnóstico do IAM. É importante observar a típica elevação e queda dos padrões dos marcadores de necrose cardíaca juntamente com achados clínicos consistentes de SCA.
A LumiraDx possui em seu portfólio o analisador multiparâmetros mLabs® ImmunoMeter. Totalmente automatizado, o analisador Mlabs quantifica a concentração deTroponina I, BNP, Nt – proBNP, Mioglobina, CKMB, Procalcitonina e D-Dímero, liberando os resultados em poucos minutos, permitindo o auxílio no diagnóstico do infarto agudo do miocárdio (IAM), avaliação de dispneia e dor torácica, risco de insuficiência cardíaca congestiva (ICC), prognóstico de doenças infecciosas e suspeitas de eventos tromboembólicos. Com um abrangente menu de testes proporciona a diminuição do tempo de resposta, melhorias no processo de triagem e conduta terapêutica específica, possibilitando a utilização mais eficiente dos recursos médico-hospitalares.
Para maiores informações, entre em contato através do e-mail faleconosco@lumiradx.com ou pelo tel.: (11) 5185- 8181