Teste genético é indicado para pacientes com câncer de mama em estágio inicial. Exame usa tecido tumoral obtido por biópsia ou amostra de tecido cirúrgico
O Laboratório Exame, centro diagnóstico da Dasa em Brasília, oferece o Endopredict, teste que combina informação genética e patológica do tumor. A GeneOne, laboratório de genômica da Dasa, por meio de parceria exclusiva com a Myriad Genetics trouxe para Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro este exame que ajuda o médico na tomada de decisão sobre necessidade de quimioterapia pós-cirurgia para pacientes com câncer de mama.
Atualmente o protocolo padrão para tratar o câncer de mama em estágio inicial envolve a combinação de cirurgia, radioterapia e terapia adjuvante (quimioterapia). Entretanto, cerca de 65% das mulheres com câncer de mama do tipo positivo para receptor de estrógeno (RE+) e negativo para (HER2-), marcadores que aumentam o risco de metástase, podem ser testados com Endopredict. Essa abordagem diminui a necessidade de tratar esse grupo de mulheres com quimioterapia, já que essa indicação pode ser desnecessária.
“Hoje, esse grupo de tumores (RE+ e HER-2-) é tratado com hormonioterapia, juntamente com a quimioterapia. O EndoPredict estratifica com alta precisão o risco do desenvolvimento de metástases em 10 anos, sendo o resultado dicotômico, o que facilita a tomada de decisão, classificando o tumor como pelo risco alto ou baixo e, somente as mulheres com alto risco precisam passar pelo transtorno da quimioterapia”, explica Gustavo Campana, diretor médico de análises clínicas da Dasa.
A decisão pelo tratamento mais indicado continua sendo feita pelo médico, junto com o paciente, examinando os fatores que preveem quanto agressivo pode ser o câncer. O EndoPredict pode ser usado para câncer de mama com até três linfonodos axilares comprometidos, e para mulheres na pré ou pós-menopausa.
Ampliação de acesso ao teste
O EndoPredict tem o diferencial de ficar pronto em até trinta dias corridos, com laudo de fácil interpretação. O paciente recebe o kit e posta, via FedEx, a lâmina do exame, com termo de consentimento, questionário preenchido e laudo do exame anatomopatológico. Se o exame (biópsia ou peça cirúrgica) inicial tiver sido realizado em um dos laboratórios da Dasa, só o questionário e termo de consentimento precisam ser enviados.
“A Dasa está ampliando o acesso, para todo Brasil através de seus mais de 700 laboratórios, a esse exame que tem papel importante na decisão de se fazer ou não quimioterapia em mulheres com câncer de mama dos tipos (RE+ e HER2-). O teste prediz a recorrência de metástase em 10 anos, evitando o enfrentamento, desnecessário, da quimioterapia para cerca de 65% das mulheres com câncer de mama”, finaliza o vice-presidente da área médica, Emerson Gasparetto.
Sobre o Laboratório Exame
Centro diagnóstico referência no Distrito Federal, o Laboratório Exame – que integra a Dasa – oferece mais de 3 mil tipos de exames de análises clínicas e diagnóstico por imagem, com os equipamentos mais avançados do País. Com tradição de quase 60 anos na região, o completo portfólio disponibiliza ainda testes de medicina genética – por meio da GeneOne laboratório de genômica da Dasa –, além de patologia clínica digital e vacinas. O Laboratório Exame possui 62 unidades distribuídas em todas as regiões do DF e para garantir acesso à saúde de qualidade, atende ampla rede de convênios, além de oferecer tabela popular, para pessoas que não têm plano de saúde, e condições facilitadas de pagamento. Outra facilidade é a coleta domiciliar, sem cobrança de taxa adicional.
Outras informações em www.laboratorioexame.com.br.
Sobre GeneOne
GeneOne é o laboratório de genética da Dasa, líder em medicina diagnóstica no Brasil, maior empresa do setor na América Latina e 5ª maior no mundo, e está disponível nos mais de 700 laboratórios da marca. Com foco na medicina personalizada e amplo portfólio de testes genéticos, GeneOne investiga predisposição a doenças raras e hereditárias, as denominadas variantes germinativas (células herdadas que aumentam a predisposição para desenvolvimento de doenças) e, também, avaliação de perfil tumoral, com análise de variantes somáticas (erros de divisão celular acumulados ao longo da vida e causados por fatores externos que alteram a genética celular).
Com equipe multidisciplinar altamente especializada, atua nas áreas de Oncogenética, Cardiogenética, Neurogenética e Doenças Raras. O corpo clínico é formado por médicos geneticistas, patologistas clínicos, biologistas, biomédicos moleculares e bioinformatas que coletam, interpretam e analisam os dados gerados no sequenciamento. Para garantir clareza em relação aos resultados dos exames, o corpo científico faz assessoria em genética médica para médicos prescritores. Equipada com metodologias de última geração, GeneOne segue rigorosos padrões internacionais de qualidade e mantem parcerias inclusive para a produção de estudos de ciência básica, clínica e translacional.