João Pessoa recebe o XII Simpósio Internacional de Endoscopia Digestiva

Evento reúne os mais renomados profissionais da especialidade e apresenta um novo formato, focado na parte técnica da endoscopia digestiva

De 17 a 19 de maio, o Centro de Convenções de João Pessoa, na Paraíba, recebe a 12ª edição do Simpósio Internacional de Endoscopia Digestiva, organizado pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED). O evento, que acontece simultaneamente aos Congressos Norte-Nordeste de Gastroenterologia, de Coloproctologia, do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva e ao GastroParaíba, terá uma programação focada na parte técnica da especialidade.

Já no primeiro dia de Simpósio acontecem os cursos pré-congresso de diversas áreas, estruturados para apresentar as inovações diagnósticas e terapeutas. Nos dias 18 e 19 de maio, temas como próteses metálicas autoexpansíveis não biliares, ligadura elástica, punção ecoendoscópica, hemostasia não mecânica, clipes, próteses biliares pancreáticas, retirada de cálculos biliares e corrente elétrica fazem parte da programação científica.

“As comissões científicas trabalharam com afinco para organizar uma grade que atenda aos interesses diversos dos endoscopistas, coloproctologistas, gastroenterologistas e cirurgiões digestivos. Desta forma, proporcionaremos um evento completo – de fato, uma oportunidade ímpar a todos os especialistas”, adianta o presidente da SOBED, Dr. Flavio Ejima.

Este ano, a SOBED apostou em um novo formato para os módulos, que terão vídeos editados com detalhes da técnica, mostrando as aplicações clínicas, práticas e dificuldades do dia a dia e serão finalizados com uma sessão de state of the art de todos os assuntos.

“Esperamos possibilitar um treinamento técnico nos diversos procedimentos endoscópicos, desde suas características básicas, até a aplicação clínica. Na programação, temos vídeos editados dos seguintes procedimentos: próteses metálicas enterais; clipes metálicos; ligadura elástica; próteses bilio-pancreáticas; hemostasia não mecânica; retirada de cálculos biliares; punção ecoendoscópica; conhecimentos sobre corrente elétrica; polipectomia; dilatação endoscópica; mucosectomia endoscópica; cromoscopia; PEG/PEJ; dissecção endoscópica da submucosa; balão intra-gástrico; sutura endoscópica; e retirada de corpo estranho”, afirma o Dr. Angelo Ferrari, presidente da Comissão Científica.

O Simpósio também contará com a presença de dois convidados internacionais, o Dr. Mannoel Liberato, coordenador do corpo clínico do Hospital CUF Infante Santo (Portugal) e o Dr. Carlos Robles Medranda, diretor do Instituto Equatoriano de Doenças Digestivas (IECED) e do Centro de Treinamento Pentax (Equador).


XII Simpósio Internacional de Endoscopia Digestiva

Data: 17 a 19 de maio
Local: Centro de Convenções de João Pessoa
Endereço: Rodovia PB-008, Km 5, s/n – Polo Turístico Cabo Branco, João Pessoa – PB
Site: www.endogastro2018.com

Confira a ultima edição da Newslab

Seções
Fechar Menu