A primeira descrição da enzima Adenonisa Deaminase para uso em diagnóstico foi em 1970 em pacientes com câncer de pulmão e em 1978 foi descrito o uso da adenosina deaminase no diagnóstico de tuberculose. A atividade de ADA elevada no soro também foi observada em pacientes com hepatites agudas, fibroses hepáticas alcoólico, hepatites ativas crônicas, cirrose do fígado, hepatites viral e hepatoma, mas a principal aplicação da dosagem desta enzima é para o diagnóstico da tuberculose (altos níveis de ADA tem sido encontrados nos líquidos pleural, pericárdio,ascítico e líquor como formas extrapulmonares da tuberculose). Desde maio de 2014 este exame foi indicado a fazer parte dos roll de procedimentos do SUS devido a sua importância no diagnóstico precoce de turbeculose pleural, peritoneal, pericárdica, sinovial e meningoencefálica
Alguns laboratórios ainda utilizam para dosagem do ADA o método descrito por Giusti, que é uma metodologia manual, lenta (no mínimo 90 min) e conseqüentemente sem muita precisão. O QUIMIADA – Adenosina Deaminase comercializado pela Ebram é um reagente enzimático, permite a dosagem do ADA em qualquer analisador bioquímico, trazendo rapidez, tranqüilidade e precisão nos resultados liberados pelos laboratórios.
Características do Reagente:
- Método: Enzimático
- Estabilidade on-Board: 4 semanas.
- Tipo de amostra: Soro, plasma, líquido pleural ou líquor
- Volume amostra: 5µ
- Precisão: intra-ensaio de corrida < 2 CV%
inter-ensaio de corrida < 5 CV%.
Vantagens:
- Formulação completamente líquida e estável.
- Altamente específico para ADA e não há reações detectáveis com outros nucleosídeos.
- O ensaio não é afetado por soro bilirrubina até 30mg/dL, hemoglobina até 200mg/ dL, triglicérides até 750mg/ dL e ácido ascórbico até 4 mg/ dL.
- Excelente precisão com CV’s de menos que 5%
- Linearidade 200 U/L.
- Recuperação média de 99,7%.
- Calibração pode ser executada por um calibrador ou fator-K.
- Executável em analisadores automatizados.
- Controles baixo e alto, com níveis específicos para controlar valores em líquor.
O Quimiada – Adensina Deaminase é aprovado e utilizado pelos principais laboratórios de apoio e de referência do Brasil.
Contato:
Tel.: (11) 2291-2811
www.ebram.com
vendas@ebram.com