O Diretor Médico da Instituição, Dr. Reinaldo Rondinelli, presidiu uma das mesas do evento, realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica – SBCO
O Hospital Fundação do Câncer participou pela primeira vez do Congresso Brasileiro de Câncer Gastrointestinal e Melanoma – II Congresso Sul-Sudeste da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, que reuniu alguns dos especialistas e expositores de maior prestígio no país. Realizado nos dias 16 e 17 de agosto, no Rio de Janeiro, o evento promoveu discussões acerca das tecnologias mais modernas disponíveis para diversos procedimentos, do diagnóstico à paliação cirúrgica na área gastrointestinal e melanoma. Convidados internacionais do Japão, Itália, Noruega, Holanda e Chile palestraram sobre o desenvolvimento e a aplicação de métodos em diferentes escolas da área médica.
O Diretor Médico do Hospital Fundação do Câncer e cirurgião oncológico, Dr. Reinaldo Rondinelli, presidiu a mesa sobre “Estômago” no primeiro dia do Congresso. A atividade contou com a participação de seis palestrantes do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo, que também trouxeram suas experiências em serviços internacionais. Entre os temas abordados, estiveram a democratização da cirurgia robótica, as recomendações de tratamento endoscópico do câncer gástrico precoce e a paliação cirúrgica do câncer gástrico avançado.
“Foi um prazer presidir uma mesa composta por colegas tão qualificados, que contribuíram para o alto nível do debate. A programação do Congresso foi pensada para contemplar as questões mais atuais e de maior relevância na especialidade. É uma grande responsabilidade representar o Hospital Fundação do Câncer nesse contexto, como uma instituição de referência no apoio ao paciente com câncer”, afirma Rondinelli.
Sobre a estreia no evento, Dr. Rondinelli enfatiza a necessidade de divulgar o Hospital entre a comunidade médica: “Temos um centro de assistência integral, humanizada e de alta qualidade a pacientes oncológicos, preparado para oferecer todas as etapas de atendimento, do diagnóstico ao tratamento ou cuidados paliativos. É preciso que os profissionais saibam da existência de uma estrutura como essa no Rio de Janeiro”.
Além de ser representado nas palestras pelo seu Diretor Médico e outros membros da equipe, o Hospital Fundação do Câncer também esteve presente com um estande, onde os participantes puderam se informar sobre a estrutura e possibilidades de trabalho, assim como trocar contatos com outros profissionais da área. Em parceria com a Café Capital, aqueles que passaram pelo espaço ainda puderam desfrutar de um café que faz parte da história do Rio, feito e servido na hora.
Em atividade há pouco mais de um ano, o Hospital Fundação do Câncer foi projetado a partir da expertise de 26 anos da Fundação na prevenção e controle da doença. O espaço também viabiliza a prática dos investimentos nas áreas de pesquisa e educação.
Sobre o Hospital Fundação do Câncer
O Hospital Fundação do Câncer, localizado no Rio de Janeiro, é um centro de tratamento sem fins lucrativos, criado para se tornar uma referência em oncologia no país. A unidade, inaugurada em 2017, complementa a atuação da Fundação nos campos de ensino e pesquisa, valorizando sempre o atendimento humanizado na assistência ao paciente. A estrutura conta com 7.400 metros quadrados de área construída, quatro salas cirúrgicas, 14 consultórios e 80 leitos, incluindo internação, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Hospital Dia. Entre os serviços disponíveis, vale destacar a variedade de procedimentos de diagnóstico por imagem, como ressonância magnética, tomografia computadorizada, mamografia digital com tomossíntese, endoscopia digestiva alta e baixa e colonoscopia, já que a detecção precoce aumenta muito as chances de cura do câncer. Com tecnologia de ponta e equipe multidisciplinar altamente qualificada, o Hospital Fundação do Câncer oferece todas as etapas de atendimento à doença, do diagnóstico ao tratamento, reforçando o principal valor da instituição: o compromisso com a vida.
Imagem do topo: Dr. Reinaldo Rondinelli, Diretor Médico do Hospital Fundação do Câncer, preside a mesa sobre Estômago no II Congresso Sul-Sudeste da SBCO. Imagem de divulgação.