Governança, transparência e investimento em tecnologia e negócios nos últimos 12 meses foram critérios para escolha do ranking
O presidente dos Conselhos dos Institutos de Radiologia (InRad) e de Inovação (InovaHC), do Hospital das Clínicas da FMUSP, Professor Giovanni Cerri, figura na lista dos 100 mais Influentes da Saúde do Brasil, ranking estabelecido pelo Grupo Mídia – HCM. O executivo está na lista dos ganhadores do prêmio na categoria Tecnologia e Inovação.
De acordo com a organização do evento, os critérios para composição do ranking são governança, transparência, investimento em tecnologia e negócios que fizeram a diferença para a saúde brasileira nos últimos doze meses. Para chegar aos ganhadores, o conselho da Healthcare Management realizou uma intensa pesquisa de mercado e também ouviu a comunidade da saúde, que deu seu voto no site da HCM.
“A Saúde é o setor que mais tem desafios no país, portanto é uma grande responsabilidade e honra representar a transformação e a saúde que desejamos para o Brasil.” – declara Cerri.
Giovanni Guido Cerri é professor titular de Radiologia da Faculdade de Medicina da USP; presidente dos Conselhos dos Institutos de Radiologia (InRad) e de Inovação (InovaHC), do Hospital das Clínicas da FMUSP. Ele também é membro titular e da diretoria da Academia Nacional de Medicina e da Academia Paulista de Medicina. É responsável pelo Serviço de Diagnóstico por Imagem do Hospital Sírio-Libanês, e é também vice-presidente do Instituto Coalizão Saúde – além de membro do Fórum Nacional de Saúde do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Formado pela Faculdade de Medicina da USP em 1976, fez doutorado e livre-docência na mesma Instituição. Presidiu a Sociedade Paulista de Radiologia, o Colégio Brasileiro de Radiologia e o World Federation of Ultrasound in Medicine and Biology. Foi diretor científico da Associação Médica Brasileira, presidente do Conselho e diretor geral do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) e presidiu os Conselhos do Hospital das Clínicas da FMUSP e da Fundação Faculdade de Medicina. Também atuou como diretor da Faculdade de Medicina da USP por dois mandatos. Participou de Conselhos de diversas outras entidades, entre elas: Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Abimed (Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para a Saúde), FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), Hospital Sírio-Libanês, Dasa e da Fundação Zerbini. Foi Secretário de Estado da Saúde de São Paulo de 2011 a 2013.
Sobre o InRad
O Instituto de Radiologia (InRad) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) é um centro de excelência em pesquisa, diagnóstico e terapias por imagem. Também é responsável pela produção farmacêutica de itens utilizados diariamente para pesquisas clínicas e, ainda, de produtos usados na rotina clínica e fármacos produzidos no setor de medicina nuclear. É lá que fica o ‘cíclotron’, acelerador de partículas que produz a fórmula radioativa de glicose FDG (Fluorodesoxiglicose), usados em exames PET (Tomografia por Emissão de Pósitrons).
Além disso, o InRad conquistou a classificação de melhor centro de medicina nuclear do mundo pela Agência Internacional de Energia Atômica. Por ano, passam pelo InRad 215 mil pacientes. Nos últimos quatro anos, foram realizados mais de 1,5 milhão de exames, entre ultrassonografia, radiologia geral, tomografia computadorizada, ressonância magnética, medicina nuclear e mamografia. No instituto são 82 equipamentos de radiologia de última geração para realizar mais de 300 mil exames por mês, 25 mil só de raios-X.
Sobre o InovaHC
O Núcleo de Inovação Tecnológica – InovaHC – conecta empreendedores e recursos, a fim de gerar soluções de inovação em saúde mais eficientes para gestores, médicos e pacientes. Para isso, atua com três frentes: In.cube (Incubadora de ideias), In.pulse (Aceleradora de negócios) e In.pacte (impacta pessoas por meio do apoio à potencialização e à escalabilidade dos negócios desenvolvidos). Sua proposta geral está de acordo com as leis estadual e federal, que têm como motivação tornar a inovação tecnológica um componente estratégico de economia e desenvolvimento. Para mais informações, visite https://inovahc.hc.fm.usp.br/