Nos últimos anos, não só especialistas, mas também a sociedade como um todo, têm notado um crescente interesse no desenvolvimento de habilidades técnicas e competências comportamentais diretamente relacionadas com o empreendedorismo entre os jovens. O empreendedorismo juvenil emerge como um meio de integração ao mercado de trabalho e impulsiona o desenvolvimento socioeconômico.
Essa é uma demanda bastante nova, à qual não se destinava tanta atenção no desenvolvimento de grades escolares anteriormente, o que faz com que a educação precise se reinventar, preparando estudantes para os desafios do mercado, fomentando autonomia, habilidades multidisciplinares e adaptabilidade. Nesse sentido, a escola atua como uma importante força motivadora durante esse processo.
O envolvimento ativo dos alunos na educação, conhecido como protagonismo juvenil, tem ganhado destaque na pedagogia. Este conceito busca fomentar a responsabilidade pessoal e social nos estudantes, visando habilidades cívicas e inserção no mercado de trabalho. Ele se refere à capacidade de autonomia, responsabilidade e ação para identificar e realizar objetivos.
No entanto, para que o desenvolvimento do protagonismo dos alunos seja feito adequadamente pela escola, é necessária uma abordagem pedagógica ativa, onde os alunos são estimulados a pensar e agir por si mesmos, assumindo responsabilidade por suas ações, resultando em autonomia e habilidades essenciais. O papel do professor e de toda a equipe educacional também é fundamental para estimular o espírito empreendedor inato das crianças, estimulando seu potencial ao invés de limitá-lo, seja na escola, na família ou na comunidade.
Nesse sentido, a Teia Multicultural, uma escola voltada a uma educação ampla e humanizada, é uma das poucas escolas do Brasil que aplica este tipo de conceito, visando a desenvolver a autoconfiança e autoconsciência dos jovens, permitindo ampliar o leque de habilidades do estudante de uma forma mais natural e traçando paralelos com conhecimentos anteriores. Na escola, o ensino dos jovens é voltado, através de uma metodologia própria, à aprendizagem voltada à prática, estimulando o desenvolvimento de projetos individuais e coletivos dos alunos, gerando uma base sólida para atividades empreendedoras fora do ambiente escolar.
Esse tipo de direcionamento tende a crescer cada vez mais, contudo, para que isso ocorra é necessário o estímulo a essa metodologia e a conscientização dos pais acerca dos novos, e importantes, modelos de aprendizado e como eles podem oferecer diferentes perspectivas de futuro para os jovens.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
BRIQUEZ, Lucas. O empreendedorismo na Educação Básica como força mo-tivadora no desenvolvimento do protagonismo e de demais competências técnicas e comportamentais. Revista multidisciplinar, [s. l.], 2022. DOI https://doi.org/10.23882/rmd.23124. Disponível em: https://revistamultidisciplinar.com/index.php/oj/article/view/124/149. Acesso em: 13 nov. 2023.
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Sobre Lucas Briquez
Lucas Briquez é diretor executivo do Asas Educação e Diretor Administrativo e sócio da Teia Multicultural, escola inovadora reconhecida pelo MEC como instituição de referência para a Inovação e a Criatividade em educação básica do Brasil, e pela seleção mundial de escolas inovadoras Education Cities no desafio Edumission, onde recebeu título honorário de “Inovação em Interdisciplinaridade”. Lucas tem MBA em Marketing e Negócios Digitais pela Be.Academy, é professor de empreendedorismo, design thinker, designer instrucional e copywriter. Hoje, seu maior objetivo é levar a metodologia da Teia Multicultural para crianças e adolescentes de todo país, através da Edutech Asas Educação.