Por Octavio Fernandes*
Mais um dia comum para muitos homens que têm o privilégio de envelhecer. Quando chega a hora de ir ao banheiro, uma sessão de tortura. Dificuldade para urinar, aumento da frequência, sangue na urina, diminuição do jato e sensação que não acabou. Sinais e sintomas que levam a suspeitar de Câncer de Próstata. De acordo com o Ministério da Saúde, em 2016 e 2017 foram estimados mais de 61 mil casos novos de câncer de próstata no Brasil, sendo o segundo tipo de câncer mais comum na população masculina no mundo, com aproximadamente 70% dos casos diagnosticados em países mais desenvolvidos, nos quais o acesso ao diagnóstico é disseminado e garantido.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, estima-se que quase 25% dos portadores de câncer de próstata ainda morrem por causa do tumor, muitos deles devido ao diagnóstico tardio e por falta de acesso. Esta doença acomete a próstata, glândula presente no homem e localizada abaixo da bexiga. Por isso, quando a próstata está aumentada, a eliminação eficiente da urina é impedida, fazendo com que o paciente leve muitos minutos para urinar e não sinta que urinou tudo.
Quando as células da próstata estão aumentadas em número e descontroladas em crescimento dizemos que há um tumor nesta glândula, que pode ser benigno ou maligno, como é o caso do câncer de próstata. Por isso é necessário que homens a partir de 50 anos e/ou que apresentem qualquer sinal ou sintoma relacionado procurem um médico especialista para realização dos exames necessários como o teste de PSA e o exame de toque retal.
O PSA é um exame feito com a coleta do sangue e mede uma proteína específica da próstata. Quando esta proteína está com índice elevado pode ser indicativo da presença de tumores neste órgão. O exame ajuda a identificar o câncer de próstata logo no início da doença, aumentando assim a chance de sucesso no tratamento e evitando que se desenvolva e chegue a uma fase mais avançada. A dosagem do PSA não deve negligenciar a ida ao urologista e a realização do exame do toque retal. Este deve ser feito anualmente para garantir a saúde do homem acima de 50 anos dando certeza do tamanho, textura e consistência da próstata.
Aproveite o Novembro Azul, mês da saúde do homem e da prevenção do câncer de próstata, para a realização de exames. Certamente este é o foco, mas não se esqueça que a saúde masculina se estende a outras doenças que podem ser diagnósticas precocemente, entre elas diabetes e o seu açúcar, coração e suas gorduras sanguíneas entre outras.
Embarque neste convite maior e transforme o novembro azul no mês da saúde do homem. Se você, homem, que trabalha muito e pouco se cuida, tem interesse em saber como está o seu PSA e a sua saúde, o Labi Exames pode te ajudar. Procure ter uma alimentação saudável e pratique atividade física. Vem com a gente!