fbpx

Enfermagem Forense em destaque no CONDEPE 2019

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Nos dias 23 e 24 de abril de 2019, o Congresso de Desenvolvimento Profissional em Enfermagem, CONDEPE, colocará em discussão temas da maior relevância sobre qualificação da assistência aos pacientes, por intermédio da capacitação continuada de enfermeiros, técnicos e auxiliares. Um dos painéis mais aguardados é o da Carmela  Lília Espósito de Alencar Fernandes, presidente da Sociedade Brasileira de Enfermagem Forense e Mestre em Perícias Forense pela Universidade de Pernambuco

A abordagem central passará pelo adequado procedimento profissional diante de quadros de violência, e pela prevenção da mesma. Garantindo cuidados à vítima e a perpetradores.

Preservando os vestígios da violência e garantindo uma cadeia de custódia fidedigna. Manutenção do histórico de enfermagem, história cronológica e as evidências ou provas de um acontecimento de um trauma ou causas externas.

Nos tempos de hoje, em que crescem absurdamente episódios de agressão e de feminicídio, é imperativo saber como proceder para atender trâmites legais e uma interlocução ágil e resolutiva com as diversas instâncias da Justiça. O profissional também deve estar apto à provocação de provas científicas e ao recolhimento de vestígios.

“A enfermagem forense é a área responsável pela preservação de todo o ciclo de evidências e vestígios que são encontrados no paciente após um trauma, atuando no sentido de incriminar ou inocentar o agressor”, argumenta Carmela.

Ela ressalta ainda que todo enfermeiro, ao prestar atendimento primário ao paciente, deve possuir conhecimentos científicos para colher eventuais indícios de violência física.

A especialidade forense está muito presente na área de enfermagem, já que são esses profissionais os primeiros a atender vítimas de violência. Carmela frisa ainda que não há treinamento adequado à realização de atendimento coerente e à correta notificação compulsória, ou seja, o registro às autoridades.

 Sobre o CONDEPE

Com temas totalmente voltados ao desenvolvimento de competências e habilidades, o CONDEPE – Congresso de Desenvolvimento Profissional em Enfermagem é um evento de proporção nacional para Enfermeiros, Obstetrizes, Técnicos, Auxiliares e Estudantes de Enfermagem. A segunda edição, que será realizada nos dias 23 e 24 de abril de 2019, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, promete fazer deste o maior encontro de Enfermagem da América Latina!

O Congresso contará com diversas palestras e demonstrações práticas que visam a capacitação e desenvolvimento continuado dos profissionais deste importante campo da assistência e cuidado aos pacientes.

Confira a ultima edição da Newslab

Vacinação contra malária irá iniciar para crianças em 3 países da África, anuncia OMS

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em comunicado divulgado hoje (23), terá inicio a implementação da primeira vacina contra a malária. Causada por protozoários

Leia mais

EUA registram 71 novos casos de sarampo e enfrentam novo surto da doença

O sarampo, doença infecciosa transmitida por vírus da família Paramyxoviridae e do gênero Morbillivirus, é uma doença altamente contagiosa que deixou muitos mortos ao longo da história. A vacina

Leia mais

Obesidade em foco na ciência: Unicamp cria primeiro laboratório de imunometabolismo do país

Recentemente, diante do fenômeno global de aumento da obesidade, surgiu a necessidade de integrar dois campos de conhecimento que poderiam parecer distintos: imunologia e metabolismo.

Leia mais

Menina britânica que realizou cirurgia auditiva pioneira passa a ouvir e aprende a falar

Leia Armitage, uma menina britânica de 7 anos, nasceu com um tipo raro de surdez profunda. Uma cirurgia pioneira feita por médicos ingleses foi capaz

Leia mais
Seções
Fechar Menu