fbpx

Doutor em Economia por Harvard (EUA) marca presença em evento médico

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

São Paulo estará no centro do debate sobre perspectivas econômicas para o Brasil

A crise política e econômica brasileira resultou em quase três anos consecutivos de recessão, responsável por categoriza-la como a mais grave da história nacional. Recentemente, o Banco Central divulgou a prévia do Produto Interno Bruto (PIB) de 2017, estimando o crescimento de 1,4% em comparação ao ano anterior e evidenciando a lenta saída do Brasil da crise. A partir de agora, quais são os maiores desafios do País? Essa é uma das questões que serão respondidas durante a 48ª Jornada Paulista de Radiologia, que acontece em São Paulo/SP, de 3 a 6 de maio.

Roberto Macedo, ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, articulista do jornal O Estado de S. Paulo e coordenador do Conselho de Economia da Associação Comercial de São Paulo, ministrará palestra sobre as “Perspectivas Econômicas para o Brasil”, na qual apresentará, entre outros, dados da variação do PIB desde 1900. A partir deles, analisará a profundidade e duração da queda, bem como as dificuldades de solução, e possíveis caminhos para sair da crise. Também apresentará notícias positivas, no caso de alguns setores e regiões que continuam crescendo mais que o País

Macedo é economista pela USP e tem mestrado e doutorado em Economia pela Universidade Harvard (EUA). Na USP concluiu o curso em primeiro lugar, e tornou-se professor da Faculdade de Economia, da qual também foi diretor.

O impacto dos problemas econômicos afetou especialmente a saúde: aproximadamente 1,3 milhão de pessoas deixaram os planos de saúde, fenômeno que intensificou a superlotação do SUS e a dificuldade em atender todas as demandas.

De acordo com o especialista, a crise pela qual o País passa é a pior das últimas décadas, cuja maior dificuldade está na política. “A principal causa é política: um desastre orçamentário ou fiscal por parte do governo. Contudo, reside também nela o maior obstáculo para superá-la, já que envolve medidas impopulares, assunto que grande parte dos políticos, em particular durante o ano eleitoral, quer distância”, analisa.

Nesta linha, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) lançou no início de março o Mapa Estratégico da Indústria, documento usado como base do discurso político-econômico estruturado para o debate eleitoral, além de guiar a agenda dos próximos governantes. Ao todo, são listados 11 fatores-chave para o avanço no desenvolvimento econômico que, se cumpridas, poderão proporcionar o crescimento anual do PIB de 4%, a partir de 2023.

A expectativa, com as diretrizes do documento, é retomar a confiança na economia nacional, abalada pela difusão de notícias negativas a respeito deste setor: Macedo levará ao evento dados que destacam seu impacto. “Uma corrente de más notícias reduziu a confiança de empresários e consumidores, o que passou a inibir suas decisões de investir na produção e de consumir, reduzindo a demanda de bens e serviços e prejudicando o PIB”, adianta.

Roberto Macedo adianta que, na JPR, abordará os problemas do País, expondo suas causas e “remédios”, em analogia à área da saúde. “O que ocorre hoje no Brasil é que estamos diante de um governo muito doente em suas contas e eficácia administrativa, mas sua família, liderada por políticos, não quer saber dos remédios prescritos por economistas e outros especialistas”.

Sua palestra acontecerá no dia 5 de maio, no módulo de Profissionalismo, Liderança e Gestão em Saúde, no Transamerica Expo Center.


Maior evento de Radiologia da América Latina

A Jornada Paulista de Radiologia é o maior evento da especialidade na América Latina. Organizada pela Sociedade Paulista de Radiologia (SPR), acontece em São Paulo, de 3 a 6 de maio. Sua 48ª edição é promovida em parceria com a Sociedade Radiológica da América do Norte (RSNA), sob o mote “Transformando a Educação na Radiologia”.


48ª Jornada Paulista de Radiologia

Data: 3 a 6 de maio de 2018

Local: Transamerica Expo Center

Endereço: Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro, São Paulo/SP

Mais informações: www.jpr2018.org.br


Sociedade Paulista de Radiologia

A Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem foi fundada em 3 de março de 1968, na cidade de Jaú, interior de São Paulo. Atualmente, a instituição congrega mais de seis mil associados. Integrada ao Departamento de Diagnóstico por Imagem da Associação Paulista de Medicina (APM) e filiada ao Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), a SPR, representada pelos seus presidentes, tem se dedicado ao longo desses anos especialmente à defesa dos radiologistas, ao desenvolvimento científico e a dinamização da especialidade.


 

Confira a ultima edição da Newslab

Em 10 anos, SUS gasta quase R$ 3 bilhões apenas com consequências de acidentes de trânsito

Conteúdo: reprodução do Conselho Federal de Medicina  No Brasil, a cada 60 minutos, em média, pelo menos cinco pessoas morrem vítimas de acidente de trânsito.

Leia mais

Com foco na excelência em logística hospitalar, Bomi marca presença na Hospitalar 2019

A Bomi, multinacional italiana conhecida pela excelência em soluções logísticas altamente qualificadas e personalizadas, apresentou na Feira Hospitalar 2019, maior evento da área de saúde

Leia mais

Software desenvolvido pela Siemens Healthineers rastreia de risco fetal: inovações da Hospitalar 2019

Em sua 26ª edição, a HOSPITALAR 2019, um dos principais eventos de negócios e inovações tecnológicas para a área médica, tanto no mercado nacional como

Leia mais

O controle da temperatura e umidade do ambiente hospitalar é crucial: conheça as soluções da Thermomatic

Uma das questões que mais preocupam autoridades dos setores de saúde, com certeza é a infecção hospitalar.  Estima-se que no Brasil esse problema atinja 10%

Leia mais
Seções
Fechar Menu