Novo levantamento mostra que o uso de FreeStyle Libre reduz significativamente níveis de HbA1c em pessoas com diabetes tipo 2.
A Abbott, empresa global de cuidados para saúde, apresenta o primeiro levantamento com dados de vida real realizado apenas com pessoas com diabetes tipo 2 que utilizam o FreeStyle Libre, sistema que elimina a necessidade das rotineiras picadas nos dedos1 e vem mudando a forma como as pessoas gerenciam o seu diabetes.
O levantamento, apresentado com exclusividade no American Diabetes Association (ADA) 79th Scientific Sessions, mostrou que o uso do sistema FreeStyle Libre reduz significativamente os níveis de HbA1c (hemoglobina glicada) em pessoas que vivem com diabetes tipo 2 em terapia intensiva com insulina.
Os pesquisadores analisaram informações de 363 pessoas na França, Alemanha e Áustria, com uma média de idade de 63 anos, que usam insulina várias vezes ao dia por mais de oito anos.
Após o uso da tecnologia da Abbott, num período de três a seis meses, os resultados mostraram uma redução de quase 1% nos níveis de HbA1C, passando de 8,9% para 8%.
Os níveis de hemoglobina glicada, que refletem a média de glicose no sangue de uma pessoa durante um período de três meses, servem como um padrão-ouro para indicar o risco de uma pessoa com diabetes desenvolver complicações a longo prazo.
Os dados deste levantamento se unem aos dados de vida real realizados pela Abbott com mais de meio milhão de usuários da tecnologia no mundo e reforçam que o uso de FreeStyle Libre está associado a um melhor controle da glicose e melhores resultados de saúde.
Dados da Federação Internacional de Diabetes mostram que, em todo o mundo, mais de 425 milhões de pessoas têm a doença2.
Atualmente, o Brasil é o quarto país com maior incidência no mundo, com cerca de 14,3 milhões de pessoas com a diabetes3.
Segundo o Ministério da Saúde, a cada dia, aparecem 500 novos casos4. Diante deste cenário, há uma grande oportunidade para que a tecnologia da Abbott ajude mais pessoas a viver melhor e de maneira mais saudável.
Atualmente, o produto está disponível em 46 países ao redor do mundo e é utilizado por 1,5 milhão de pessoas. No Brasil, FreeStyle Libre é aprovado para uso a partir dos 4 anos de idade5.
Caso queira acessar as informações completas, clique aqui.
Referências:
- Há três circunstâncias nas quais o teste de ponta de dedo é necessário: a) Durante períodos de rápida alteração nos níveis da glicose (a glicose do fluido intersticial pode não refletir com precisão o nível da glicose no sangue); b) Para confirmar uma hipoglicemia ou uma iminente hipoglicemia registrada pelo sensor; c) Quando os sintomas não corresponderem às leituras do sistema flash de monitoramento da glicose.
- International Diabetes Federation. About Diabetes. Acessado em maio de 2019.
- IDF Diabetes Atlas Seventh Edition 2015” da Federação Internacional do Diabetes, produzido em colaboração com especialistas de saúde nacionais e internacionais *Tratamento e complicações.
- Ministério da Saúde. Insulinas análogas de longa ação Diabetes Mellitus tipo II. Relatório de Recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – CONITEC – 103. 2014:15.
- Um cuidador de pelo menos 18 anos é responsável por supervisionar, administrar e ajudar a criança ou adolescente de 4 a 17 anos a usar o sistema FreeStyle Libre e a interpretar suas leituras.
FS Libre Leitor – RMS ANVISA: 80146501903 / FS Libre Sensor – RMS ANVISA: 80146502021 /ANATEL: 4072-14-9992.