Coleta de sangue do braço onde foi feito Cateterismo. Pode?

“Cateterismo é um exame que serve para confirmar a presença de obstruções das artérias coronárias ou avaliar o funcionamento das valvas e do músculo cardíaco.

É muito importante também em situações de emergência, possibilitando determinar a localização da obstrução que está causando um infarto agudo do miocárdio e com isso, estudar a melhor estratégia de intervenção. ¹”

Como o cateterismo é realizado nas artérias, nada interfere na coleta de sangue venoso. Portanto, desmistificamos aqui, a dúvida do tempo permitido para punção venosa após o procedimento de cateterismo.

Deixando claro que, a orientação médica sempre será acatada por parte do Laboratório, então, o ideal é que os pacientes já venham com esta orientação para o serviço de atendimento laboratorial.

Caso contrário, os coletadores devem estar cientes que não há impedimento para a realização da coleta venosa.

E tão importante quanto à técnica de coleta, é respeitar a sugestão do paciente.

Afinal, o braço é dele e já deve ter tido diversas experiências com punção, então, saibam ouvir! Quando ele falar: “acho que este braço é melhor” – tenha a sensibilidade de verificar, esta atitude otimiza seu tempo e muitas vezes, evita uma tão desagradável segunda punção. E, caso não sinta a veia no braço indicado, com todo respeito, você poderá dizer:

“Hoje, esta veia não está ideal, me permite verificar o outro braço?”

Se for o braço em que foi realizado cateterismo e o médico não tenha restringido, assegure ao seu paciente que coleta venosa, não o prejudicará.

Se houver alguma restrição, peça para outro colega verificar o braço permitido. Isso não significa que você não é capaz, indica que sua humildade como profissional o faz ser consciente, responsável e empático.

Posturas como essa, além de facilitar o trabalho de quem atende, deixa o cliente mais confortável. E são ações nesta linha de excelência em atendimento que, algumas empresas estão se destacando na arte de Atender bem e Fidelizar o cliente em Laboratório clínico.

Por Fábia Bezerra , Biomédica, com mais de 20 anos na área Laboratorial; Auditora e Consultora na Suzimara & Sarahyba Consultoria.

E-mail: contato@suzimaraesarahyba.com.br

 

 

Bibliografia:

¹https://www.einstein.br/especialidades/cardiologia/exames-tratamento/cateterismo-cardiaco

 

Matéria disponível também na Seção Minuto Laboratório, Revista Newslab Ed 156.