Cinco vagas para jovem pesquisador em saúde coletiva com bolsa da FAPESP

Um projeto de pesquisa conduzido na Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo oferece cinco vagas para Bolsa Jovem Pesquisador da FAPESP. As inscrições podem ser feitas até 30 de setembro de 2018.

As oportunidades fazem parte de um projeto coordenado pela pesquisadora Vera Lucia Fonseca de Camargo-Neves.

Em duas vagas, os bolsistas desenvolverão soluções que permitam a integração de dados de vigilância e controle vetorial aos dados disponíveis em fontes externas (sociais, demográficas, climáticas, topográficas, rede viária, hidrografia e ocupação do solo e de acesso a serviços de saúde).

Os candidatos devem ter doutorado em Saúde Pública ou similar voltado para a área de Epidemiologia ou Ecologia e deverão comprovar experiência científica no tema proposto. É desejável experiência em epidemiologia de doenças transmitidas por vetores.

Em uma terceira vaga, o bolsista avaliará quais fatores da estrutura da paisagem e do clima estão relacionados com a capacidade vetorial na transmissão de arbovírus, bactérias e protozoários. O candidato deve ter doutorado em Saúde Pública ou similar (na área de Ecologia ou Geografia) e comprovar experiência científica no tema proposto. É desejável ter experiência em ecologia de paisagem, climatologia, epidemiologia de doenças de vetor.

Para a quarta vaga, o selecionado será responsável pela coleta entomológica de mosquitos e culicoides e diagnóstico molecular de hemosporídeos e arboviroses emergentes de importância na saúde pública e veterinária. O candidato deve ter doutorado em Ciências na área de Parasitologia, além de experiência prévia e conhecimentos em Entomologia (métodos de coleta, taxonomia e manutenção de colônias de mosquitos) e em Biologia Molecular.

O pesquisador da quinta vaga avaliará de forma comparativa a estrutura morfológica do estágio larval de todas as espécies do gênero Amblyomma carrapatos com ocorrência relatada no Brasil, com a finalidade de produzir uma relação de identificação morfológica, dicotômica e pictórica.

O candidato deve ter doutorado em Ciências na área de Parasitologia e comprovar experiência científica no tema proposto. É desejável experiência com taxonomia específica.

As inscrições serão recebidas exclusivamente por e-mail [email protected], anexando curriculum vitae atualizado, carta de apresentação e resumo da proposta de pesquisa.

Mais informações sobre as vagas: www.fapesp.br/oportunidades/2190www.fapesp.br/oportunidades/2212www.fapesp.br/oportunidades/2213 e www.fapesp.br/oportunidades/2214.

O candidato selecionado para vaga de Jovem Pesquisador da FAPESP receberá bolsa no valor de R$ 8.152,20 mensais, com duração de 24 meses. O projeto Jovem Pesquisador selecionado poderá receber um Auxílio à Pesquisa, conforme descrito em www.fapesp.br/jp.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Confira a ultima edição da Newslab

Seções
Fechar Menu