Os clientes são a principal razão de existência de qualquer empresa e satisfazê-los deve ser o principal foco das organizações. Afinal, são eles que possibilitam o desenvolvimento da empresa em um mercado cada vez mais competitivo. Por isso, estar atento às necessidades dos clientes é imprescindível.
Garantir a satisfação de clientes é uma estratégia das organizações para conquistar seus objetivos. A satisfação do cliente deve ser o propósito maior das organizações e é a única forma de uma empresa sobreviver a longo prazo.
Para atingir a fidelidade dos clientes, a organização pode operar basicamente em dois vértices: possuir uma marca forte que crie lealdade dos consumidores ou envolver os clientes por intermédio dos serviços que oferece.
Para as organizações que têm um sistema de gerenciamento do cliente estruturado, com um Serviço de Atendimento ao Cliente operante, o feedback do cliente é o combustível e o ponto de partida para o início de uma série de providências. Uma reclamação pode ser utilizada para identificar deficiências em produtos, em processos, em marketing e comunicação e em outras áreas da empresa.
O Serviço de Atendimento ao Cliente é um elemento estratégico, uma vez que aplica as funções de inovador, transformando riscos em ações proativas. Funciona como radar para a empresa, captando informações do mercado e complementando-se por intermédio de pesquisas. Funciona também como agente de mudanças, provocando mudanças internas na organização, e como auditor quando atua no controle de serviços. Atua de forma a ser solucionador de reclamações, informativo e essencial para a imagem da empresa.
A intenção é que o Serviço de Atendimento ao Cliente seja parte vital de um sistema de gerenciamento do relacionamento com o cliente, e este, por sua vez, seja parte do programa de qualidade da empresa. A qualidade do contato com seus clientes é tão importante quanto oferecer um produto ou serviço de qualidade.
Em meio a um cenário de progressos e evoluções tecnológicas, os clientes estão cada vez mais exigentes, seletivos, sofisticados e com um alto grau de expectativas em relação ao atendimento, ou seja, ansiosos para que os problemas sejam prontamente atendidos. Face as constantes mudanças no cenário mundial, o mercado torna-se cada vez mais disputado, com produtos bastante semelhantes e clientes que buscam por valores agregados e inovação.
Uma vez que a qualidade é o principal foco das empresas, são os colaboradores que se tornam essenciais neste processo, pois são eles que vão promover a qualidade tanto dos produtos quanto dos serviços.
No caso dos serviços, a qualidade estaria relacionada ao tempo de espera para o atendimento, à cortesia, prestatividade e capacidade de resolução do atendente. Neste sentido, necessita-se de uma reflexão sobre o que é exigido destes colaboradores pelas empresas, e o que é oferecido a ele para que esteja motivado, tenha comprometimento, e acima de tudo trabalhe com qualidade.
Assim, a empresa deve estar atenta também à importância da capacitação e do fornecimento de boas condições de trabalho ao colaborador, que, bem preparado e pleno no seu exercício profissional, realiza um trabalho qualificado e pode buscar ativamente oportunidades de melhoria na prestação de serviços através de sinais oferecidos pelo próprio cliente externo.
Há 17 anos o Lab Rede é referência em atendimento diferenciado, com suporte personalizado de gestão de relacionamento com o cliente através do Projeto Guardiães e Lab em Dia, buscando antecipar, acompanhar e retornar todas as solicitações realizadas. São benefícios exclusivos para quem é mais do que cliente: é nosso parceiro.
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Central de Relacionamento com o Cliente – Lab Rede
Referências
- COSTA, A.S.C.; SANTANA L.C.; TRIGO, A.C. Qualidade do Atendimento ao Cliente: Um Grande Diferencial Competitivo para as Organizações. Revista de Iniciação Científica – RIC Cairu. Jun. 2015, Vol 02, n° 02, p. 155-172.
- CRUZ, A.M.O.; FERNANDES, A.C.; LEITE, B.H.C.C.; SÁ, C.S.; FILHO, N.O.C.; O serviço de atendimento ao cliente (SAC): um instrumento de gestão ou uma mera formalidade para cumprir exigências legais? Disponível em:
- http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2005_Enegep0201_0599.pdf
- TORRES, P. S.; FONSECA, C. S. Marketing de Relacionamento: A satisfação e fidelização do cliente. Disponível em:
- http://www.iptan.edu.br/publicacoes/anuario_producao_cientifica/arquivos/revista1/artigos/Artigo_Simone_Sonia.pdf