Minuto Laboratório

AVALIAÇÃO DA DOSAGEM DE HEMOGLOBINA GLICADA POR IMUNOENSAIO DE INIBIÇÃO TURBIDIMÉTRICA ATRAVÉS DE UM COMPARATIVO DIRETO PELO MÉTODO HPLC

AVALIAÇÃO DA DOSAGEM DE HEMOGLOBINA GLICADA POR IMUNOENSAIO DE INIBIÇÃO TURBIDIMÉTRICA ATRAVÉS DE UM COMPARATIVO DIRETO PELO MÉTODO HPLC

Autores

Marcia Ribeiro, Biomédica, Diretora SADT – Hapvida Diagnósticos.

Fábia Bezerra, Biomédica, Gerente Nacional da Qualidade – Hapvida Diagnósticos;

Camila Pinho, Biomédica, Analista da Qualidade Nacional – Hapvida Diagnósticos.

 

A Hemoglobina glicada, também denominada glico-hemoglobina, é conhecida ainda como HbA1c e, atualmente, apenas como A1C.

Embora seja utilizada desde 1958 como uma ferramenta de avaliação do controle glicêmico em pacientes com diabetes, a dosagem do A1C passou a ser cada vez mais empregada e aceita pela comunidade cientifica. Atualmente, a manutenção do nível de A1C em 7%, é considerada como uma das principais metas do controle da glicemia para a maioria dos indivíduos com diabetes.

O Termo genérico “Hemoglobina glicada” refere-se a um conjunto de substâncias formadas com base em reações entre a Hemoglobina A (HbA) e alguns açucares. O termo “hemoglobina glicosilada” tem sido erroneamente utilizado como sinônimo de Hemoglobina glicada. O processo de ‘glicação` de proteínas envolve uma ligação não enzimática e permanece com açucares redutores como a glicose, ao contrário do processo de ‘glicosilação ‘, que envolve uma ligação enzimática e instável.

Segundo referências do Grupo Interdisciplinar de Padronização da Hemoglobina Glicada da Sociedade Brasileira de Diabetes e Patologia Clínica, Os valores de A1C para diagnóstico de diabetes não foram padronizados por idade ou etnia. Não existem valores de referência para a população pediátrica e é sabido que ocorre elevação com o aumento da idade. Há indicação que indivíduos afrodescendentes apresentam valores um pouco mais elevados que os caucasianos, para o mesmo nível de glicemia.

No primeiro trimestre da Gestação, a presença da A1C elevada, conforme valores de corte mencionados na tabela abaixo, indicam a presença de diabetes mellitus.

(Continua…)

 

CONFIRA O ARTIGO NA ÍNTEGRA EM NOSSA REVISTA DIGITAL – AQUI