O Grupo The Binding Site Ltd (Birmingham, UK) anunciou no início deste mês de março a colaboração oficial com a Clínica Mayo em Rochester (EUA), para desenvolver um novo teste clínico/laboratorial para identificação e quantificação precisa de proteínas monoclonais presentes nas doenças causadas por células B. As duas organizações querem melhorar ainda mais o diagnóstico e monitoramento de pacientes com Mieloma Múltiplo e doenças relacionadas. Por mais de 2 décadas a Binding Site e a Clínica Maio tem trabalhado em diversas atividades conjuntas.
A nova tecnologia será baseada em interações antígeno-anticorpo e espectrometria de massa, o qual permitirá, pela primeira vez, que todas as imunoglobulinas presentes em pacientes com mieloma poderão ser identificadas, classificadas e quantificadas ao mesmo tempo. A tecnologia será desenvolvida com a expertise das duas organizações para melhorar o monitoramento dos pacientes e aperfeiçoar o tratamento dos mesmos.
A Binding Site tem como prioridade a luta contra o Mieloma e outras gamopatias, com isso, para auxilliar no diagnóstico, monitoramentoo e prognóstico dessas doenças os pesquisadores da Binding Site desenvolveram o Freelite® (único teste para quantificação de cadeias leves livres aprovado pelas diretrizes e FDA), para auxiliar no diagnóstico e monitoramento destes pacientes. Além do Freelite, a chegada do teste Hevylite® mais recentemente, tem sido de grande valia para o entendimento do papel das imunoglobulinas na doença, e ainda a resposta dos pacientes ao tratamento. A eficácia dos testes juntos, Freelite e Hevylite, já foi comprovada e está descrita em mais de 650 publicações científicas.
A nova metodologia em destaque, por espectrometria de massa, irá reduzir a interpretação subjetiva, melhorando o diagnóstico e monitoramento dos pacientes, assim como o workflow dos laboratórios.