Testes de demência ganham impulso com colaboração Sysmex e Fujirebio | Newslab

Sysmex e Fujirebio iniciam colaboração comercial para testes de demência

Parceria estratégica amplia o acesso global a imunoensaios automatizados e fortalece o diagnóstico precoce das doenças neurodegenerativas

A Sysmex Corporation (sede: Kobe, Japão; Presidente: Kaoru Asano, “Sysmex”) e a Fujirebio Holdings, Inc. (sede: Minato-ku, Tóquio; Presidente e CEO: Goki Ishikawa, “Fujirebio”), subsidiária integral da H.U. Group Holdings, Inc. (sede: Minato-ku, Tóquio; Chairman, Presidente e Group CEO: Shigekazu Takeuchi), anunciaram um acordo de colaboração comercial para testes em demência.

O acordo é resultado de discussões contínuas baseadas no Acordo Básico de Colaboração Empresarial no Campo de Imunoensaios, firmado em outubro de 2023¹. A partir dessa colaboração, a Sysmex será responsável pela comercialização exclusiva dos sistemas totalmente automatizados de imunoensaio Lumipulse® e dos reagentes relacionados à demência da Fujirebio, em regiões e países definidos de comum acordo entre as duas empresas.

A Sysmex e a Fujirebio irão cooperar para atender à crescente demanda por testes, impulsionada pela ampliação do uso de terapias para demência, com a expansão gradual dos países onde os produtos serão disponibilizados.

Desde a assinatura do Acordo Básico de Colaboração Empresarial, em outubro de 2023, as duas empresas mantêm discussões com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de imunoensaios e ampliar sua expansão global. Em novembro de 2023, foi firmado um acordo no modelo CDMO² (Contract Development and Manufacturing Organization) para o desenvolvimento e a fabricação de reagentes na área de doenças neurodegenerativas, incluindo a doença de Alzheimer. 

Além disso, em dezembro de 2023, as empresas assinaram um acordo básico para o fornecimento de matérias-primas de reagentes de propriedade de cada uma3, promovendo iniciativas concretas para acelerar o desenvolvimento conjunto de novos reagentes.

Com o envelhecimento da população mundial, o número de pacientes com doenças neurodegenerativas cresce rapidamente. Em especial, a doença de Alzheimer⁴ representa um importante desafio médico e social. Nos últimos anos, o surgimento de novas terapias capazes de retardar a progressão da doença tem impulsionado a demanda por maior acesso a testes adequados para seu uso eficaz.

A Sysmex conta com uma ampla rede global de vendas e serviços, além de sólida experiência em processos regulatórios. Já a Fujirebio possui forte capacidade de desenvolvimento e fabricação de reagentes. Ao combinar essas competências, as duas empresas iniciarão a comercialização dos Produtos no Brasil, com planos de expansão progressiva para a América Central e do Sul, Oriente Médio, Ásia e outras regiões.

Ao combinar os pontos fortes dos sistemas de imunoensaio totalmente automatizados da Sysmex, da linha HISCL™, com os produtos da Fujirebio, as duas empresas ampliarão as opções disponíveis aos clientes nas regiões-alvo e contribuirão para a adoção precoce de testes na área de demência.

* HISCL™ é uma marca comercial da Sysmex Corporation.
* Lumipulse® é uma marca registrada da Fujirebio Inc. Todos os direitos reservados.

Referências

1. Comunicado de imprensa de 10 de outubro de 2023:
“Sysmex and Fujirebio Enter into Basic Agreement on Business Collaboration in the Field of Immunoassay”
https://www.sysmex.co.jp/en/news/2023/231010.html

2. Comunicado de imprensa de 30 de novembro de 2023:
“Sysmex and Fujirebio Expand CDMO Partnership into the Field of Neurodegenerative Diseases under Their Immunoassay Collaboration”
https://www.sysmex.co.jp/en/news/2023/231130.html

3. Comunicado de imprensa de 14 de dezembro de 2023:
“Sysmex and Fujirebio Sign Agreement for the Supply of Reagent Raw Materials in the Field of Immunoassay”
https://www.sysmex.co.jp/en/news/2023/231214.html

4. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que mais de 55 milhões de pessoas em todo o mundo vivam atualmente com demência, número que pode chegar a 130 milhões até 2050. A doença de Alzheimer pode representar 60% a 70% dos casos.
Fonte: Global status report on the public health response to dementia – executive summary (2 de setembro de 2021, Organização Mundial da Saúde)
https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/344707/9789240034624-eng.pdf