Samsung mostra a união entre imagens médicas e Inteligência Artificial na RSNA 2018

Empresa aplica seus algoritmos de IA para auxiliar o diagnóstico em diversas modalidades do segmento de imagem

A Samsung Electronics, líder em tecnologia de imagens médicas, apresenta seus mais recentes equipamentos de ultrassom, radiografia digital, tomografia computadorizada e ressonância magnética na Reunião Anual 2018 da Sociedade Radiológica da América do Norte (Radiological Society of North America – RSNA), que acontece em Chicago (EUA) até o dia 30 de novembro.

“Temos o prazer em anunciar que as tecnologias de Inteligência Artificial da Samsung são aplicadas com sucesso nos dispositivos de diagnóstico por imagem existentes e estão sendo bem recebidas no mercado”, diz Dongsoo Jun, Presidente da Divisão de Health & Medical Equipment da Samsung Electronics e CEO da Samsung Medison. “Como fornecedores de soluções para o setor com um portfólio de alta abrangência, queremos fortalecer as nossas tecnologias por meio da colaboração com hospitais e profissionais de saúde. Nosso objetivo é reunir radiologistas e Inteligência Artificial para preencher as lacunas no gerenciamento dos serviços de saúde”, explica Jun.

A Samsung oferece vários tipos de software de diagnóstico por imagem baseados em Inteligência Artificial:

  • Sistema de Ultrassonografia – O S-Detect™ for Breast é um software baseado em IA que analisa as lesões mamárias – utilizando imagens de ultrassom –, implementado nos sistemas de ultrassom da Samsung dedicados à Radiologia. Auxilia na padronização de relatórios e classificação de lesões mamárias suspeitas, incorporando o BIRADS® ATLAS* (Breast Imaging-Reporting and Data System, Atlas) – sistema de geração de relatórios e dados de imagens mamárias.

De acordo com um estudo1 recentemente publicado pelo professor de radiologia Tommaso Bartolotta, da Universidade de Palermo, na Itália, o S-Detect™ for Breast mostrou sua utilidade, trazendo várias melhorias no diagnóstico geral das lesões. Ao usar o software, a precisão do diagnóstico – para médicos com experiência de quatro anos ou menos – melhorou de 0,83 para 0,87 (AUC – Area Under Curve). A tecnologia pode ser uma ferramenta útil para apoiar e orientar a análise mamária entre médicos não especializados em imagens desta parte do corpo.

  • Radiografia Digital – Ao usar a tecnologia de IA, a função “Supressão dos ossos”, que reduz o sinal ósseo da imagem de radiografia do tórax, revela claramente os tecidos pulmonares ocultos pelos ossos. O “SimGrid™” também foi apresentado como uma solução para facilitar o fluxo de trabalho, substituir grades, enquanto fornece excelente qualidade de imagem com artefatos de dispersão reduzidos. De acordo com outro estudo2, “o SimGrid™” ofereceu uma qualidade de imagem quase tão boa quanto as imagens feitas com uma grade física.

A detecção automática de nódulo no pulmão (Auto Lung Nodule Detection – ALND) é uma ferramenta de verificação, auxiliada por computador, baseada na tecnologia de IA e utilizada na detecção de nódulos pulmonares. Segundo outra análise3 publicada no Journal of Thoracic Imaging, o ALND melhorou a sensibilidade de detecção de nódulos de câncer de pulmão de 3 cm ou menores, nas radiografias de tórax em sete pontos percentuais, se comparado com a média de seis radiologistas de tórax.

  • Tomografia Computadorizada – A Samsung também introduziu uma solução para verificação de hemorragia intracraniana que combina uma unidade móvel dedicada a casos de acidente vascular cerebral (AVC), com uma solução radiológica de triagem e notificação assistida por computador baseada na tecnologia de Inteligência Artificial.
  • Ressonância Magnética – Utilizando a tecnologia de IA, a Samsung está desenvolvendo uma ferramenta para exibir informações como a espessura da cartilagem do joelho, assim como imagens de pacientes com artrite no joelho

No estande da Samsung, os participantes se encontrarão em uma “zona de IA” separada, que permitirá que os visitantes experimentem a tecnologia de Inteligência Artificial da Samsung com mais facilidade. A empresa também sediará um simpósio para demonstrar como a sua tecnologia de processamento de imagem melhora a precisão do diagnóstico e promove a segurança dos pacientes pediátricos em relação à radiação.

Por meio do lançamento de novas ferramentas de diagnóstico que utilizam diversos dados baseados na IA, a Samsung oferece todo o apoio aos profissionais de saúde para melhorar a precisão dos diagnósticos.

Alguns softwares mencionados não estão disponíveis para venda no Brasil.

Para mais informações sobre a divisão de produtos de saúde da Samsung e soluções, visite: https://www.samsunghealthcare.com


1 Tommaso Vincenzo Bartolotta, et al. Focal breast lesion characterization according to the BIRADS US lexicon: role of a computeraided decisionmaking support. La radiologia medica. 2018 Mar 22

 2 S.Y. Ahn, et al. The Potential Role of Grid-Like Software in Bedside Chest Radiography in Improving Image Quality and Dose Reduction: An Observer Preference Study (“O papel potencial do software semelhante à grade na radiografia de tórax no leito, em se tratando da melhoria da qualidade de imagem e redução de dose: um estudo de preferência do observador”, em tradução livre). Korean J Radiol, 2018; 19(3):526-533

 3 M.J. Cha, et al. Performance of Deep Learning Model in Detecting Operable Lung Cancer with Chest Radiographs (“Desempenho do modelo de aprendizagem profunda na detecção de câncer de pulmão operável, com radiografias de tórax”, em tradução livre). J Thorac Imaging, 2018, publicado

Confira a ultima edição da Newslab

Seções
Fechar Menu