Painel Respiratório de Inverno Base Científica — Por que o seu laboratório precisa dele?

Novo painel molecular já está disponível – seja um parceiro e ganhe um desconto exclusivo

As Infecções Virais Respiratórias estão diretamente relacionadas aos padrões sazonais, mas não são restritas a eles. Durante o período outono-inverno, com temperaturas mais baixas, é esperado um aumento significativo nas notificações de infecções respiratórias, reforçando assim a necessidade de cuidados específicos e muita atenção.

Ainda diante do cenário da pandemia da Covid-19 e da diminuição das medidas de segurança sanitária concomitante com a abertura dos eventos públicos, continuamos a receber notificações positivas de infecções de Sars-CoV-2 e observamos um aumento significativo de outros patógenos sazonais.

Ao analisarmos o recente Boletim InfoGripe, publicado pela Fiocruz, referente à semana epidemiológica 17/2022, observamos um considerável aumento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), tanto em crianças quanto em adultos.

Em crianças de 0 – 4 anos, os casos de SRAG estão diretamente relacionados ao aumento dos casos de Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e Rinovírus, já no grupo 5 – 11 anos, há uma queda nos casos positivos para SARS-CoV-2 e um aumento no número de infecções pelo Rinovírus.

Só em 2022, já foram registrados 24.202 óbitos, dos quais 19.053 (78,7%) apresentaram testes positivos para vírus respiratório. Dentre esses, 3,7% são Influenza A, 0,1% Influenza B, 0,4% vírus sincicial respiratório (VSR), e 94,6% SARS-CoV-2.

No mês de abril, a prevalência entre os casos positivos foi de 5,0% Influenza A, 0,0% Influenza B, 8,4% vírus sincicial respiratório (VSR), e 80,7% SARS-CoV-2. A previsão é que esses números aumentem nas próximas semanas.

Como a população está se tornando mais consciente e preocupada com a saúde, juntos, nós podemos proporcionar os melhores cuidados e oferecer os melhores exames para todos.

Por que o seu laboratório precisa do Painel de Inverno Base Científica?

 Sabemos que as Infecções Respiratórias, apesar de serem causadas por diversos patógenos diferentes, apresentam sintomas muito similares, dificultando o diagnóstico clínico sem nenhum tipo de confirmação laboratorial.

Somente com os testes moleculares é possível obter um diagnóstico rápido e de alta precisão!

As amostras enviadas para o Laboratório Base Científica são analisadas seguindo a metodologia RT-qPCR e submetidas a detecção simultânea dos principais patógenos que atingem o trato respiratório, proporcionando ao paciente maior confiabilidade e agilidade no seu diagnóstico.

Esses testes ainda possuem a cobertura dos principais planos de saúde do país! E mais: os laboratórios apoiados pelo Base Científica poderão oferecer o Painel Respiratório de Inverno com o preço equivalente aos testes de antígeno.

Seja um parceiro Base Científica e transforme o seu laboratório!

 

Saiba mais em nossa Revista Digital