A medicina de precisão adequa os tratamentos médicos às características individuais de cada paciente. Ao contrário da abordagem tradicional, que utiliza tratamentos uniformes para todos os pacientes com uma mesma condição, a medicina de precisão considera as variações genéticas de cada pessoa. Um bom exemplo é o tratamento de certos tipos de câncer, onde a análise do perfil genético do tumor permite a seleção de terapias direcionadas, que combatem diretamente as mutações genéticas responsáveis pelo crescimento do tumor.
As células cancerígenas apresentam características distintas. Mesmo entre pessoas com o mesmo tipo de câncer (como câncer de mama ou pulmão), essas células podem ter diferentes variações genéticas ou diferentes níveis de certas proteínas que podem ajudar as células cancerígenas a crescerem. Por este motivo é importante identificar o tipo de variante para as decisões clínicas.
A identificação da variável genética, permite a escolha de drogas que minimizem efeitos colaterais e que produzam os melhores resultados nos pacientes. Também, permite a detecção da susceptibilidade a certas patologias, mesmo antes que elas se manifestem clinicamente, possibilitando seu monitoramento e até mesmo prevenção. Do ponto de vista da indústria, permite o desenvolvimento de soluções para indivíduos ou grupos de pacientes que não responderiam a tratamentos convencionais e pode potencialmente reduzir os custos e a demora dos ensaios clínicos.
Os painéis moleculares de NGS (sequenciamento de nova geração) proporcionam a identificação destas variações genéticas ou biomarcadores. A identificação das alterações através da genética e por técnicas moleculares permite ao profissional da saúde a implementação de decisões. Os biomarcadores de câncer desempenham um papel central na medicina de precisão, pois ajudam a identificar características específicas dos tumores que podem ser usadas para personalizar o tratamento. Esses biomarcadores são moléculas ou características biológicas que indicam a presença de câncer, o tipo específico de tumor, a probabilidade de resposta a determinado tratamento ou mesmo o prognóstico da doença.
Embora ainda esteja em desenvolvimento e sua implementação seja desafiadora, especialmente em termos de custo e infraestrutura, a medicina de precisão representa um avanço significativo em direção a uma abordagem mais personalizada e eficaz no cuidado com a saúde, oferecendo a perspectiva de resultados terapêuticos mais eficazes e uma melhor qualidade de vida para os pacientes.
Mercolab Diagnósticos está preparado para estas investigações, com diferentes painéis oncológicos na identificação destas variantes para auxiliar no diagnóstico e seguimento na clínica do paciente.
Para mais informações, entre em contato:
(48) 3121-0211
Av. das Universidades, 634 B
Pedra Branca, Palhoca/SC
CEP 88137-315 cac@mercolabdiagnósticos.com