O número de casos de dengue no Brasil subiu 29% em duas semanas, de acordo com boletim divulgado pelo Ministério da Saúde no mês passado. Até o dia 30 de março, foram contabilizadas 322.199 infecções, com 86 mortes registradas. Em 16 de março, eram 229.064. Já em relação ao mesmo período do ano passado, os casos de dengue aumentaram em 303% (até o fim de março de 2018, foram registrados 51 óbitos).
O vírus da dengue é transmitido através do mosquito Aedes aegypti e o que muitos desconhecem é que 40% das picadas acontecem sobre as roupas. Assim, métodos de prevenção da dengue relacionado ao vetor são de extrema importância no combate à doença.
Aedes aegypti, vetor da dengue. Água parada: o mosquito utiliza esses ambientes para se reproduzir Telas e repelentes: importantes aliados no combate à dengue
Visando auxiliar na redução de riscos da picada do mosquito da dengue, a rede de lavanderias 5àsec passa a oferecer um serviço que emprega um biorepelente nas fibras dos tecidos, repelindo até 30 tipos de parasitas e insetos por até 20 limpezas. Ou seja, a novidade é eficaz contra insetos vetores de doenças, como: dengue, malária, leishmaniose, febre amarela, Chikungunya, zika vírus, Guillain-Barré, dentre outras.
A estratégia inovadora utiliza biorepelente à base de água, que é inofensivo à saúde e ao meio ambiente, além de contar com uma aplicação duradoura. Dermatologicamente testado, o repelente possui em sua formulação não provoca alergias e não contém solventes orgânicos.