Neurologistas destacam o Dia Internacional da pessoa com deficiência

Com o apoio da Academia Brasileira de Neurologia e do Departamento Científico de Reabilitação Neurológica, destaca-se em 3 de dezembro o Dia Internacional da pessoa com deficiência. A data consta do calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1992

Neste ano, haverá uma campanha em defesa dos direitos civis e de saúde dos portadores de deficiência. A meta é incentivar a busca empoderamento como cidadão, conforme afirma a secretária do Departamento Científico de Reabilitação Neurológica, dra. Luciana de Oliveira Neves.

A campanha tem o apoio da deputada Mara Gabrilli, uma das personalidades mais comprometidas com a causa no Brasil e no mundo. Aliás, segundo a dra. Luciana, a parlamentar é uma “inspiração para aqueles que convivem com a deficiência e que enfrentam todos os dias dificuldades de se locomover, para estudar, trabalhar e outras tantas.

A ideia da campanha é reafirmar para os portadores que, a partir do conhecimento de seus direitos básicos e de uma atitude de cobrança dos mesmos, é possível transformar a vida para melhor.

Visa também estimular os cuidadores, familiares e amigos na disseminação de informações sobre as leis capazes de garantir maior conforto e qualidade à vida do paciente.

É de suma relevância levar ao público o conhecimento desses direitos, pois até por falta de políticas públicas as informações ainda não chegam a parcela significativa da sociedade.

O slogan da campanha de 2018 é “A cada dia uma conquista. Saiba os seus direitos”.

“Temos de levar esperança aos pacientes, dessa forma, consequentemente estaremos ajudando-os e conscientizando-os sobre a importância de sensibilizar a classe política a fazer sua parte”.

Dra. Luciana menciona, por fim, que este ano está sendo feita uma ponte para a campanha de 2019, que tratará das habilidades dos portadores de deficiência.

Confira a ultima edição da Newslab

Seções
Fechar Menu