A falta de acompanhamento de casos crônicos pode sobrecarregar o sistema de saúde, incluindo planos, laboratórios e hospitais, tanto da iniciativa pública quanto privada
Desde a última segunda-feira (04/05), todas as unidades da rede Hermes Pardini em Belo Horizonte, Goiânia, São Paulo e Rio de Janeiro (exceto Jacarepaguá/RJ) reabriram preparadas com protocolos adequados para a segurança de todos contra a Covid-19. “As pessoas continuam sofrendo com outras doenças. E tem também os pacientes crônicos, que precisam manter seus exames em dia para continuar os tratamentos que estão em andamento”, diz Alessandro Ferreira, vice-presidente do Hermes Pardini. “Foi pensando nisso que a decisão foi tomada”, acrescenta.
Com milhões de consultas e cirurgias canceladas devido ao coronavírus, a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), com 47,7 mil equipes no país, prevê novo estresse no sistema de saúde nas próximas semanas diante da falta de acompanhamento de pacientes crônicos, sobretudo de hipertensos/cardíacos e dos diabéticos. Essas doenças, que atingem até 40% e 20% da população, respectivamente, são duas das principais comorbidades associadas às mortes pela Covid-19. Sozinhas, elas já estão no topo das principais causas de óbitos no país. Diabéticos e hipertensos, por exemplo, necessitam de exames rotineiramente, para ajustes na medicação.
Para a reabertura das lojas, foram tomadas todas as medidas preventivas orientadas pelo Ministério da Saúde para enfrentamento ao coronavírus. Os espaços físicos e o protocolo de atendimento foram adaptados para que os clientes possam se sentir seguros, como em suas casas. Na área de triagem, em caso de suspeita de Covid-19 e sintomas respiratórios, o cliente recebe uma máscara e é encaminhado a um espaço isolado. Durante os exames de imagens, por exemplo, os médicos também utilizam equipamento de proteção individual. Foi suspensa a presença de acompanhante durante os exames, para evitar circulação desnecessária no ambiente. Outra medida que auxilia muito são as sinalizações. No interior das lojas, para respeitar o distanciamento entre as pessoas e orientar o fluxo de atendimento, foram instaladas indicações visuais. Dispensers com álcool gel estão disponíveis em pontos estratégicos das unidades. A limpeza foi redobrada. Pisos, corrimãos, maçanetas, banheiros, e mobiliários são higienizados constantemente com álcool 70% ou solução de água sanitária. E para reforço da limpeza geral, os horários de atendimento das unidades foram reduzidos.
“A preferência é ficar em casa, para isso contamos com os serviços em domicílio e teleconsultas. Mas quando não for possível, nossas estruturas estão adequadas para receber os pacientes com segurança e a devida proteção. O importante é que ninguém descuide da saúde”, reforça Alessandro Ferreira.
Na última semana do mês de março, seguindo critérios clínicos e medidas preventivas do Ministério da Saúde, o Hermes Pardini adotou um plano de contingência para combater a infecção humana pelo novo coronavírus. O atendimento ao público nas unidades de Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo foi alterado. Cerca de 40% das lojas foram temporariamente fechadas. O objetivo era que os clientes não se deslocassem, reforçando as orientações dos órgãos oficiais de saúde em relação ao isolamento social.
Movido pelo propósito de garantir o acesso à saúde das pessoas e para que ninguém deixe de se cuidar, além da reabertura das unidades, a rede criou o Serviço de Atendimento ao Paciente COVID-19. Estão disponíveis teleconsultas, para pacientes com sintomas da Covid-19, e atendimentos com psiquiatra e psicanalista, para pacientes que já realizam tratamentos de saúde mental. Outro serviço é a coleta domiciliar de exames (pela metodologia PCR ou sorológico ELISA) e o atendimento drive-thru, em Belo Horizonte. Acesse www.hermespardini.com.br/coronavirus
Serviço
Para saber sobre a cobertura pelos planos de saúde, é preciso entrar em contato com cada convênio. Informações sobre horário de funcionamento das unidades pelo telefone ou whatsApp:
● BH e região metropolitana: (31) 32286200
● GO: (62) 32219000 – em Goiânia e região, o serviço é oferecido pelo Laboratório Padrão, do Grupo Pardini
● RJ: (21) 4002-0203 – no Rio de Janeiro, o serviço é oferecido pelo Centro de Medicina Nuclear da Guanabara, que integra o Grupo.
● SP: (11) 27999311
Hermes Pardini
Aos 60 anos, o Pardini se situa como um dos maiores Grupos de Medicina Diagnóstica do Brasil. Além das 124 unidades próprias (76 em Minas Gerais, 5 em São Paulo, 13 no Rio de Janeiro e 30 em Goiânia), lidera o mercado de Apoio Laboratorial. São mais de 6 mil clientes (laboratórios, clínicas e hospitais) em todo o país, localizados em 1.900 cidades. Toda essa estrutura permite oferecer mais de 8 mil tipos de exames e a expertise nas áreas de análises clínicas, diagnóstico por imagem, genética molecular, testes oncológicos de alta complexidade, medicina nuclear, medicina personalizada e patologia cirúrgica. O Grupo tem a maior planta produtiva de automação laboratorial da América Latina.