Informe de mercado

Hermes Pardini reabre unidades que estavam fechadas para evitar que pacientes crônicos deixem seus tratamentos

Hermes Pardini reabre unidades que estavam fechadas para evitar que pacientes crônicos deixem seus tratamentos

A falta de acompanhamento de casos crônicos pode sobrecarregar o sistema de saúde, incluindo planos, laboratórios e hospitais, tanto da iniciativa pública quanto privada

Desde a última segunda-feira (04/05), todas as unidades da rede Hermes Pardini em Belo Horizonte, Goiânia, São Paulo e Rio de Janeiro (exceto Jacarepaguá/RJ) reabriram preparadas com protocolos adequados para a segurança de todos contra a Covid-19. “As pessoas continuam sofrendo com outras doenças. E tem também os pacientes crônicos, que precisam manter seus exames em dia para continuar os tratamentos que estão em andamento”, diz Alessandro Ferreira, vice-presidente do Hermes Pardini. “Foi pensando nisso que a decisão foi tomada”, acrescenta.

Com milhões de consultas e cirurgias canceladas devido ao coronavírus, a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), com 47,7 mil equipes no país, prevê novo estresse no sistema de saúde nas próximas semanas diante da falta de acompanhamento de pacientes crônicos, sobretudo de hipertensos/cardíacos e dos diabéticos. Essas doenças, que atingem até 40% e 20% da população, respectivamente, são duas das principais comorbidades associadas às mortes pela Covid-19. Sozinhas, elas já estão no topo das principais causas de óbitos no país. Diabéticos e hipertensos, por exemplo, necessitam de exames rotineiramente, para ajustes na medicação.

Para a reabertura das lojas, foram tomadas todas as medidas preventivas orientadas pelo Ministério da Saúde para enfrentamento ao coronavírus. Os espaços físicos e o protocolo de atendimento foram adaptados para que os clientes possam se sentir seguros, como em suas casas. Na área de triagem, em caso de suspeita de Covid-19 e sintomas respiratórios, o cliente recebe uma máscara e é encaminhado a um espaço isolado. Durante os exames de imagens, por exemplo, os médicos também utilizam equipamento de proteção individual. Foi suspensa a presença de acompanhante durante os exames, para evitar circulação desnecessária no ambiente. Outra medida que auxilia muito são as sinalizações. No interior das lojas, para respeitar o distanciamento entre as pessoas e orientar o fluxo de atendimento, foram instaladas indicações visuais. Dispensers com álcool gel estão disponíveis em pontos estratégicos das unidades. A limpeza foi redobrada. Pisos, corrimãos, maçanetas, banheiros, e mobiliários são higienizados constantemente com álcool 70% ou solução de água sanitária. E para reforço da limpeza geral, os horários de atendimento das unidades foram reduzidos.

“A preferência é ficar em casa, para isso contamos com os serviços em domicílio e teleconsultas. Mas quando não for possível, nossas estruturas estão adequadas para receber os pacientes com segurança e a devida proteção. O importante é que ninguém descuide da saúde”, reforça Alessandro Ferreira.

Na última semana do mês de março, seguindo critérios clínicos e medidas preventivas do Ministério da Saúde, o Hermes Pardini adotou um plano de contingência para combater a infecção humana pelo novo coronavírus. O atendimento ao público nas unidades de Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo foi alterado. Cerca de 40% das lojas foram temporariamente fechadas. O objetivo era que os clientes não se deslocassem, reforçando as orientações dos órgãos oficiais de saúde em relação ao isolamento social.

Movido pelo propósito de garantir o acesso à saúde das pessoas e para que ninguém deixe de se cuidar, além da reabertura das unidades, a rede criou o Serviço de Atendimento ao Paciente COVID-19. Estão disponíveis teleconsultas, para pacientes com sintomas da Covid-19, e atendimentos com psiquiatra e psicanalista, para pacientes que já realizam tratamentos de saúde mental. Outro serviço é a coleta domiciliar de exames (pela metodologia PCR ou sorológico ELISA) e o atendimento drive-thru, em Belo Horizonte. Acesse www.hermespardini.com.br/coronavirus

Serviço
Para saber sobre a cobertura pelos planos de saúde, é preciso entrar em contato com cada convênio. Informações sobre horário de funcionamento das unidades pelo telefone ou whatsApp:
● BH e região metropolitana: (31) 32286200

● GO: (62) 32219000 – em Goiânia e região, o serviço é oferecido pelo Laboratório Padrão, do Grupo Pardini

● RJ: (21) 4002-0203 – no Rio de Janeiro, o serviço é oferecido pelo Centro de Medicina Nuclear da Guanabara, que integra o Grupo.

● SP: (11) 27999311

 

Hermes Pardini
Aos 60 anos, o Pardini se situa como um dos maiores Grupos de Medicina Diagnóstica do Brasil. Além das 124 unidades próprias (76 em Minas Gerais, 5 em São Paulo, 13 no Rio de Janeiro e 30 em Goiânia), lidera o mercado de Apoio Laboratorial. São mais de 6 mil clientes (laboratórios, clínicas e hospitais) em todo o país, localizados em 1.900 cidades. Toda essa estrutura permite oferecer mais de 8 mil tipos de exames e a expertise nas áreas de análises clínicas, diagnóstico por imagem, genética molecular, testes oncológicos de alta complexidade, medicina nuclear, medicina personalizada e patologia cirúrgica. O Grupo tem a maior planta produtiva de automação laboratorial da América Latina.