Informe de mercado

Hemocultura: o exame que pode salvar vidas

Hemocultura: o exame que pode salvar vidas

A hemocultura é um exame feito para identificar a presença de bactérias ou fungos no sangue através da coleta do mesmo para meios de cultura específicos. Esse exame é indicado em caso de suspeita de infecção sanguínea, como febre e calafrios, por exemplo, em caso de endocardite, pneumonia grave ou meningite e quando a pessoa está em uso de cateter ou dreno.

A presença de microrganismos no sangue é considerada grave, já que indica que os agentes infecciosos e as substâncias produzidas por eles conseguiram se espalhar pelo corpo, aumentando o risco de complicações.

Assim, é fundamental que o tratamento seja iniciado o quanto antes. Assim que for confirmado o agente infeccioso no sangue, deve-se iniciar o tratamento, feito por meio do uso de antibióticos ou antifúngicos diretamente na veia, além de também poder ser indicado medicamentos para diminuir a inflamação.

A hemocultura pode ser indicada pelo médico em caso de:

  • Sintomas de infecção no sangue, como febre, calafrios e cansaço excessivo;
  • Endocardite, que é a inflamação do tecido que reveste o coração;
  • Após cirurgias cardíacas;
  • Comprometimento do funcionamento do sistema imune devido a câncer, infecção pelo vírus HIV, neutropenia e/ ou uso de corticoides;
  • Pneumonia grave;
  • Meningite;
  • Infecção hospitalar.

Além disso, a hemocultura pode ser também indicada para pacientes que estejam em uso de cateter venoso ou dreno cirúrgico, já que a colocação desses dispositivos pode promover a entrada de microrganismos caso não sejam colocados corretamente.

Tipos de hemocultura

De acordo com a forma com que a amostra vai ser processada, a hemocultura pode ser:

  • Hemocultura automatizada, em que a garrafa de hemocultura é colocada no equipamento que é responsável por fazer a leitura em intervalos pré-determinados;
  • Hemocultura manual, em que a garrafa de hemocultura deve ser incubada por até 7 dias, em estufa bacteriológica e a leitura deve ser realizada pelo operador.

 

A hemocultura automatizada permite contínua monitorização do crescimento bacteriano, que permite detecção de bactérias 24 horas ao dia, proporcionando um diagnóstico rápido e seguro.

 

A Renylab acaba de lançar o sistema para hemocultura automatizada BC.

Mais agilidade e segurança para o seu diagnóstico.

Entre em contato para maiores informações.

comercial@renylab.ind.br