O corpo humano possui uma série de barreiras para evitar que a autoimunidade aconteça. Ainda assim, quando um de seus vários mecanismos de tolerância imunológica falha, a produção dos autoanticorpos é a solução encontrada pelo organismo para combater aquilo que ele identifica como um invasor, mas que, na verdade, são suas próprias células, tecidos e órgãos.
Atualmente, cerca de 5% da população mundial convive com uma doença autoimune, provocada por condições ambientais ou genéticas favoráveis. Esse grupo de doenças já figuram entre as doenças crônicas não transmissíveis mais comuns. E as mulheres jovens são as mais suscetíveis.
As doenças autoimunes podem ser classificadas como doenças autoimunes sistêmicas, pois atacam as estruturas do núcleo celular ou do citoplasma que estão presentes em todos os órgãos do nosso corpo. Entre elas estão:
– Lúpus eritematoso sistêmico
– Artrite Reumatóide
– Esclerose Múltipla
– Espondilite Anquilosante
Também existe o grupo de Doenças autoimunes órgão-específicas, onde os autoanticorpos atingem proteínas específicas de algum órgão, como o fígado, a tireoide, os rins, entre outro. Dentre as principais doenças, estão elas:
– Cirrose autoimune; Cirrose biliar
– Hepatites Autoimunes
– Anemia Perniciosa
– Penfigóide Bolhoso
Para todo diagnóstico de doença autoimune, a medicina diagnóstica in vitro se desdobra para caracterizar qual é o autoanticorpo exato envolvido nas manifestações clínicas de cada paciente.
A EUROIMMUN, através de seu vasto conhecimento na área de autoimunidade, garante a produção de antígenos de alta qualidade para a produção de kits nas metodologias de Imunofluorescência Indireta, ELISA e Imunoblot, possibilitando diversas formas de detecção dos autoanticorpos.
O principal teste utilizado como triagem, o teste HEp-2 por imunofluorescência indireta, é desenvolvido a partir da cultura de células HEp-2. Essas células expressam mais de 180 antígenos possíveis para a detecção de autoanticorpos com um índice mitótico muito elevado, possibilitando o início de uma investigação clínica.
Com um portfólio diferenciado e complexo, a EUROIMMUN possui kits para o diagnóstico de doenças Autoimunes nos segmentos de Reumatologia, Dermatologia, Neurologia, Nefrologia, Gastroentereologia, Hepatologia e Endocrinologia.
Saiba mais informações através do site: www.euroimmun.com.br
Leia também em nossa Revista Digital clicando aqui