CAR-T Cell e novas tecnologias: renomes mundiais se reúnem no Rio para debater doenças do sangue

Entre presenças de peso, Jesús San Miguel, médico premiado pela rainha da Espanha, ministrará palestra magna sobre mieloma múltiplo

De 6 a 9 de novembro, a cidade do Rio de Janeiro recebe o maior congresso das áreas de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular da América Latina, o HEMO 2019. Promovido pela Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), o evento é, na verdade, um cenário para o networking entre os especialistas brasileiros e comunidade mundial.

Entre os destaques da programação estão as novas tecnologias para tratamento de doenças do sangue, como o CAR-T Cell, que recentemente ganhou o noticiário nacional ao ter o primeiro resultado positivo de uma pesquisa brasileira com paciente com linfoma. “2019 é um ano bastante produtivo nas pesquisas científicas e discussões políticas relacionadas ao diagnóstico e tratamento de neoplasias do sangue”, explica Angelo Maiolino, presidente do HEMO 2019 e diretor da ABHH.

Realizado anualmente, em 2019 o evento reunirá mais de 5 mil congressistas, que participarão de palestras, mesas redondas, conferências e eventos multidisciplinares com speakers brasileiros e do exterior. Entre os temas em destaque estão novos procedimentos para diagnóstico precoce e preciso, além de tratamento de cânceres no sangue, como o mieloma múltiplo, leucemia e o linfoma.

“O HEMO 2019 será um congraçamento de diversos eventos realizados pela ABHH este ano, que congregaram experts do Brasil e do mundo”, complementa Maiolino, que também é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e reconhecido como um dos maiores pesquisadores pela comunidade global em mieloma.

Dante Langhi Jr., presidente da ABHH, explica que, além de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular, o Congresso terá atividades científicas em diversos eixos temáticos, como Medicina Transfusional, Hemostasia e Trombose, Hemoglobinopatias, Hematologia Pediátrica, Anemias, Onco-Hematologia etc., com a presença de mais de 400 conferencistas brasileiros e mais de 60 experts internacionais. “São muito bem-vindos profissionais da Medicina, Ciências Biomédicas, Farmácia, Odontologia, Psicologia, Enfermagem, entre outras áreas, bem como estudantes, pacientes e gestores públicos”, ressalta.

Participações internacionais e outros debates importantes

Momento especial do evento, a Conferência Magna “Mieloma Múltiplo – passado, presente e futuro” será realizada dia 9 por Jesús San Miguel, expoente mundial no assunto e que fez contribuições inovadoras para a biologia celular e novos tratamento contra o mieloma. Entre as participações estrangeiras, o evento contará ainda com a presença de Richard Kaufman, editor da conceituada Revista Blood, da Sociedade Americana de Hematologia (ASH, da sigla em inglês), e Francesca Gay, hematologista do Hospital Universitário de Turim, na Itália.

Outro destaque ficará por conta do painel de discussão sobre judicialização na área de Onco-Hematologia, o Simpósio conjunto da ABHH com a Associação Europeia de Hematologia (EHA, da sigla em inglês) e do Fórum Educacional das Instituições de Apoio a Pacientes Portadores de Doenças Hematológicas ou Onco-Hematológicas.

Ainda durante a programação, a ABHH realizará o II Fórum de Acesso a Medicamentos com o objetivo de ampliar o debate sobre incorporação e acesso de drogas inovadoras hematológicas, tratamento onco-hematológico na saúde pública e suplementar e questões relacionadas, como as iniciativas da Associação junto ao Ministério da Saúde.

A programação do evento também trará diversas atividades para estudantes e residentes, entre os dias 5 e 6 de novembro.

Serviço

HEMO 2019
Data: 6 a 9/11
Local: Riocentro (Av. Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca), Rio de Janeiro (RJ)
Outras informações e inscrição: www.hemo.org.br