fbpx

Site para doações e troca de insumos de laboratório para pesquisa é criado na Unicamp

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A Unicamp lançou, impulsionada pelas dificuldades que enfrentam as universidades públicas, a plataforma Solidariedade à Pesquisa, que visa o compartilhamento de insumos entre pesquisadores vinculados a programas de pós-graduação do país.

A plataforma tem como objetivo a divulgação intenções de doações, pedidos e empréstimos de insumos básicos utilizados em pesquisa, através de um sistema de publicações, numa parceria com a Capes e RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa).


Apresentação da plataforma Solidariedade à Pesquisa com a presença de representantes de Capes e RNP (Foto: Site da Unicamp)

“Durante um processo de avaliação da Capes, havia vários consultores trabalhando das 8 da manhã às 10 da noite e que não tinham recebido salário e com recursos de apoio à pesquisa sem serem liberados. Isso foi há dois anos e já era um prenúncio da situação agravada hoje”, relembra José Antonio Gontijo, docente da FCM e chefe de Gabinete da Reitoria e idealizador da proposta.

“Conversei com o diretor de Avaliação e o presidente da Capes buscando alguma proposta de auxílio, principalmente para os professores da UERJ e da UFRJ, que viviam o pico da crise em suas instituições. Mas não havia naquele momento uma forma de ajuda imediata.” afirmou Gontijo.

Informações: Portal de notícias da Unicamp. Acesse aqui.

Confira a ultima edição da Newslab

Seções
Fechar Menu