fbpx

BD cria Comitê de Diversidade e Inclusão que discute a pluralidade dentro e fora da companhia

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Iniciativa reforça o valor das diferenças de cada associado que faz da companhia um ambiente aberto e livre de discriminação

São Paulo, 10 de dezembro de 2018 – Entender a importância da inclusão no mundo corporativo significa perceber a importância do respeito e da valorização das diferenças. Apostar em diversidade é apostar no enriquecimento cultural de uma companhia. Sempre atenta a esse valor, a BD, empresa de tecnologia médica, criou em 2016 o Comitê de Inclusão e Diversidade.

A iniciativa reflete a preocupação da companhia em prover um espaço, ainda mais, plural e inclusivo, livre de discriminação, que favoreça a multiplicidade e garanta os direitos de cada um independentemente de características e crenças pessoais.

O Comitê nasceu para estruturar todas essas questões e colocá-las em prática e, para isso, se organizou em seis grupos: Tons de Diversidade (Raças e Etnias), Gênero, LGBTI, PCD (Pessoas com deficiência), Gerações e Responsabilidade Social. Cada um deles possui práticas voltadas a seu público-alvo e realiza ações e debates acerca dos temas:

Tons de diversidade (raças e etnias):

Facilita a conexão de profissionais negros dentro da companhia.

Gênero

Estabelece iniciativas para igualdade de gênero e propõe ações para o aumento do número de mulheres em cargos de lideranças e em áreas predominantemente masculinas.

LGBTI

Trata assuntos relacionados à orientação sexual e identidade de gênero. A força desse pilar levou a BD ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, organização que reúne grandes empresas em torno do compromisso com o respeito e a promoção dos direitos humanos para o LGBTI+.

PCD (Pessoas com deficiência)

Reforça a importância de uma companha mais acessível e com plano de carreira para pessoas com deficiência.

Gerações

Valoriza a diversidade geracional e conecta todas as gerações da BD.

Responsabilidade Social

Um grupo que surgiu antes mesmo do Comitê e foi incorporado por estar em linhas com os demais pilares. Hoje trabalha em duas frentes: Social econômico, equilibra as realidades e diferenças sociais entre os associados da BD. Voluntariado, trabalha com ONGs e campanhas beneficentes.

Essas equipes formam um Comitê engajado em promover atividades e palestras sobre cada um dos temas. Mais do que isso, o grupo, formado por 55 associados, está se aprofundando no conteúdo e buscando melhores práticas de mercado e identificando iniciativas inspiradoras para a BD. “Aqui, os associados são reconhecidos por seus valores e competências, sem restrições. Respeito e empatia são fortes em nosso ambiente de trabalho”, afirma Wellington Nazaret, Gerente de Produto e Líder do Comitê de Inclusão e Diversidade.

A primeira parte do trabalho é olhar internamente para a BD e entender como garantir que todos tenham acesso as mesmas oportunidades com equidade. “Nosso principal recurso é o associado. Nos preocupamos em trabalhar o seu desenvolvimento transformando o ambiente de trabalho em um lugar confortável para que possa dar o seu melhor”, explica Wellington.

Com isso a companhia consegue se sensibilizar para inclusão, aumentar a conscientização e construir uma cultura que respeite, valorize e dissemine a diversidade. A BD quer ser uma referência no mercado e trabalhar esses conceitos desde o processo seletivo, cuidados com os associados, garantindo o desenvolvimento e oportunidade de todos da empresa.

O Comitê exerce uma função de diagnóstico de oportunidades e percepção do quanto a BD é uma empresa inclusiva e diversa, trazendo oportunidades iguais a todos. “Aqui nos desafiamos diariamente para melhorarmos continuamente, mas sempre com respeito pelo outro. Aceitar as diferenças e as individualidades de cada um e promover uma cultura diversa e inclusiva é o que nos faz melhor a cada dia”, conclui Wellington.

O assunto é levado tão a sério que uma diretoria global está à frente da iniciativa. No Brasil ela nasceu na sede, localizada na capital paulista, mas se estende aos associados de Juiz de Fora (MG) e Curitiba (PR). Cada uma das plantas possui representantes no Comitê para que possam adaptar as ações para as necessidades regionais.

Sobre a BD: A BD é uma das maiores empresas de tecnologia médica do mundo que está promovendo o avanço da saúde ao investir na descoberta médica, no diagnóstico e na prestação de cuidados. A empresa apoia os profissionais que estão na linha de frente dos cuidados da saúde por meio do desenvolvimento de tecnologia, serviços e soluções inovadoras que ajudam a avançar na terapia clínica para pacientes e no processo clínico para os prestadores de cuidados de saúde.

A BD e os seus 65 mil funcionários têm paixão e compromisso em ajudar a melhorar os resultados dos pacientes e a segurança e a eficiência do processo de atendimento clínico, além de permitir aos cientistas de laboratório diagnosticar melhor a doença e promover as capacidades dos pesquisadores de desenvolver a próxima geração de diagnósticos e terapêuticos.

A BD tem presença em praticamente todos os países e parceiros com organizações de todo o mundo para abordar alguns dos problemas de saúde globais mais desafiadores. Ao trabalhar em estreita colaboração com os clientes, a BD ajuda a melhorar os resultados, reduzir os custos, aumentar a eficiência, melhorar a segurança e ampliar o acesso aos cuidados de saúde. Em 2017, a BD recebeu a C. R. Bard e seus produtos na família BD.

Para mais informações, acesse www.bd.com.br

Confira a ultima edição da Newslab

Seções
Fechar Menu