O Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) são transtornos do neurodesenvolvimento comuns que frequentemente coocorrem. A investigação de suas vias de desenvolvimento iniciais é crucial para determinar se compartilham origens biológicas e comportamentais. Estudos longitudinais prospectivos, que acompanham bebês com alto risco para esses transtornos, oferecem uma oportunidade única de identificar marcadores precoces que possam prever um diagnóstico posterior de TEA ou TDAH.
A pesquisa sobre o desenvolvimento infantil e a emergência desses transtornos ainda está em andamento, mas evidências iniciais já apontam para caminhos convergentes e divergentes. No caso do TEA, estudos com irmãos mais novos de crianças já diagnosticadas revelaram uma série de marcadores comportamentais e neurais na primeira infância que estão associados a um diagnóstico futuro. A identificação desses marcadores é um passo importante para a detecção precoce do TEA.
A pesquisa sobre o desenvolvimento infantil em crianças com TDAH posterior é menos avançada. No entanto, evidências emergentes indicam uma relação entre medidas observadas na infância e sintomas posteriores de desatenção e hiperatividade. Embora a pesquisa para ambos os transtornos esteja em diferentes estágios, a análise comparativa entre as descobertas pode lançar luz sobre pontos de convergência e divergência nas suas trajetórias de desenvolvimento iniciais.
A coocorrência de TEA e TDAH sugere que pode haver caminhos de desenvolvimento compartilhados, ou pelo menos sobrepostos. A identificação desses caminhos pode informar futuras estratégias de diagnóstico e intervenção. Compreender como esses transtornos emergem desde os primeiros anos de vida pode revolucionar as abordagens terapêuticas, permitindo intervenções mais eficazes e direcionadas, e potencialmente melhorando os resultados a longo prazo para as crianças afetadas.
Referência:
Johnson, M. H., Gliga, T., Jones, E., & Charman, T. (2015). Annual Research Review: Infant development, autism, and ADHD – early pathways to emerging disorders. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 56(3), 228–247. doi: 10.1111/jcpp.12328.
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