O que você precisa saber
- Pessoas com 2 anos ou mais devem usar máscaras em locais públicos e quando estiverem perto de pessoas que não moram em suas casas.
- Quando você usa uma máscara, você protege os outros e também a si mesmo. As máscaras funcionam melhor quando todos usam uma .
- Uma máscara NÃO é um substituto para o distanciamento social . As máscaras ainda devem ser usadas, além de ficar a pelo menos 6 pés de distância, especialmente quando em ambientes fechados perto de pessoas que não moram em sua casa.
- Lave as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos ou use um desinfetante para as mãos com pelo menos 60% de álcool após tocar ou remover sua máscara.
- As máscaras podem não ser necessárias quando você estiver sozinho, longe de outras pessoas ou com outras pessoas que moram em sua casa. No entanto, algumas localidades podem ter ordens de máscara enquanto estão em público, verifique as regras em sua localidade.
- O CDC continua a estudar a eficácia de diferentes tipos de máscaras e atualiza nossas recomendações à medida que novas evidências científicas se tornam disponíveis. O resumo científico mais recente está disponível aqui: Resumo científico: Uso comunitário de máscaras de pano para controlar a propagação de SARS-CoV-2 | CDC
Provas de eficácia das máscaras

Sua máscara ajuda a proteger as pessoas ao seu redor
COVID-19 se espalha principalmente de pessoa para pessoa através de gotículas respiratórias. Gotículas respiratórias se propagam no ar quando você tosse, espirra, fala, grita ou canta. Essas gotículas podem chegar à boca ou ao nariz das pessoas que estão perto de você ou elas podem respirar essas gotículas.
As máscaras são uma barreira simples para ajudar a evitar que suas gotículas respiratórias atinjam outras pessoas. Estudos mostram que as máscaras reduzem o spray de gotas quando usadas sobre o nariz e a boca.
Você deve usar uma máscara, mesmo que não se sinta enjoado. Isso ocorre porque vários estudos descobriram que pessoas com COVID-19 que nunca desenvolvem sintomas (assintomáticas) e aquelas que ainda não apresentam sintomas (pré-sintomáticas) ainda podem espalhar o vírus para outras pessoas. Usar uma máscara ajuda a proteger as pessoas ao seu redor, caso você esteja infectado, mas não apresente sintomas.
É especialmente importante usar uma máscara quando você estiver em ambientes fechados com pessoas com quem não mora e quando não puder ficar a pelo menos 6 pés de distância uma vez que o COVID-19 se espalha principalmente entre pessoas que estão em contato próximo umas com as outras.
Sua máscara oferece alguma proteção para você
Uma máscara de tecido também oferece alguma proteção para você . O grau de proteção contra a inalação do vírus provavelmente depende dos tecidos usados e de como sua máscara é feita (por exemplo, o tipo de tecido, o número de camadas de tecido, o ajuste da máscara). O CDC está atualmente estudando esses fatores.
Quem deve usar uma máscara
Use uma máscara ao cuidar de alguém que esteja doente com COVID-19 (em casa ou em um ambiente não relacionado à saúde). Se você está doente com COVID-19 ou pensa que pode ter COVID-19, use uma máscara quando precisar estar perto de outras pessoas ou animais, mesmo em sua própria casa.
O CDC reconhece que há casos específicos em que usar uma máscara pode não ser viável. Nestes casos, considere adaptações e alternativas .
Quem não deve usar máscara
Máscaras não devem ser usadas por
- Crianças menores de 2 anos
- Qualquer pessoa que tenha dificuldade para respirar
- Qualquer pessoa que esteja inconsciente, incapacitada ou incapaz de remover a máscara sem ajuda
- Usar máscaras pode ser difícil para algumas pessoas com problemas sensoriais, cognitivos ou comportamentais. Se eles são incapazes de usar uma máscara adequadamente ou não toleram uma máscara, eles não devem usar uma, e adaptações e alternativas devem ser consideradas
Tipos de máscaras
Algumas máscaras funcionam melhor do que outras para ajudar a impedir a disseminação de COVID-19 fora dos ambientes de saúde. Máscaras médicas e respiradores N-95 não devem ser usados porque devem ser conservados para o pessoal de saúde.
Recomendado:
Máscaras descartáveis não médicas
Máscaras que se ajustam corretamente (confortavelmente ao redor do nariz e queixo, sem grandes fendas nas laterais do rosto)
Máscaras feitas com tecido respirável (como algodão)
Máscaras feitas com tecido firmemente entrelaçado (ou seja, tecidos que não deixam a luz passar quando segurados contra uma fonte de luz)
Máscaras com duas ou três camadas
Máscaras com bolsos de filtro internos
Não recomendado:
Máscaras que não se encaixam corretamente (espaços grandes, muito soltos ou muito apertados)
Máscaras feitas de materiais difíceis de respirar (como plástico ou couro)
Máscaras feitas de tecido frouxo ou que são tricotadas, ou seja, tecidos que deixam a luz passar
Máscaras com uma camada
Máscaras com válvulas de exalação ou respiradouros
Usar um lenço / máscara de esqui como máscara
Máscaras de pano
Os tecidos mais eficazes para máscaras de pano são
- Tecidos fortemente tecidos, como algodão e misturas de algodão
- Respirável
- Duas ou três camadas de tecido
Tecidos menos eficazes para máscaras de pano são
- Tecidos soltos, como tecidos de malha solta
- Difícil de respirar (como plástico ou couro)
- Camada única
O CDC está atualmente estudando a eficácia de vários materiais de máscara de tecido. Consulte nosso resumo científico: Uso comunitário de máscaras de pano para controlar a propagação de SARS-CoV-2 | CDC para obter mais informações .
Máscaras descartáveis não médicas
As máscaras descartáveis são máscaras descartáveis. Eles são vendidos online e em grandes lojas de varejo. Não são iguais às máscaras cirúrgicas ou outras máscaras médicas.
Você pode preferir usar máscaras descartáveis em situações em que sua máscara provavelmente ficará molhada ou suja. Tal como acontece com as máscaras de pano, certifique-se de que a máscara descartável se ajuste bem ao rosto, sem grandes aberturas laterais e cubra completamente o nariz e a boca. Traga máscaras descartáveis extras para o caso de precisar trocar uma máscara suja ou molhada.

Máscaras com válvulas de exalação ou respiradouros
O CDC não recomenda o uso de máscaras com válvulas de expiração ou aberturas porque esse tipo de máscara pode não impedir que você espalhe COVID-19 para outras pessoas. O orifício no material pode permitir que suas gotículas respiratórias escapem e alcancem outras pessoas. Pesquisas sobre a eficácia desses tipos de máscaras estão em andamento.

Máscaras cirúrgicas e respiradores
Não use máscaras cirúrgicas e respiradores destinados a profissionais de saúde. Atualmente, máscaras cirúrgicas e respiradores são suprimentos essenciais que devem ser reservados para profissionais de saúde e outros socorristas médicos para evitar a escassez de suprimentos.

Máscaras transparentes ou máscaras de pano com um painel de plástico transparente
Máscaras transparentes ou máscaras de pano com um painel de plástico transparente são um tipo alternativo de máscara para pessoas que interagem com
- Pessoas surdas ou com deficiência auditiva
- Crianças pequenas ou alunos aprendendo a ler
- Alunos aprendendo um novo idioma
- Pessoas com deficiência
- Pessoas que precisam ver o formato adequado da boca para fazer sons vocálicos apropriados, por exemplo, ao cantar

Se você usar este tipo de máscara, certifique-se
- Você pode respirar facilmente
- O excesso de umidade não se acumula no interior da máscara
- Você remove a máscara antes de dormir, já que a parte de plástico pode formar uma vedação ao redor de sua boca e nariz e dificultar a respiração
O FDA aprovou recentemente um transparenteícone de pdfícone externomáscara médica. Essas máscaras médicas transparentes devem ser reservadas para uso por profissionais de saúde e pacientes que delas necessitem.
Outros tipos de proteção facial
O CDC não recomenda o uso de protetores faciais ou óculos de proteção como substitutos das máscaras. NÃO coloque uma proteção facial de plástico (ou máscara) em recém-nascidos ou bebês.
Protetores faciais e óculos de proteção são usados principalmente para proteger os olhos da pessoa que os usa. Os óculos não cobrem o nariz e a boca. As proteções faciais têm grandes lacunas abaixo e ao lado do rosto, por onde as gotículas respiratórias podem escapar e atingir outras pessoas ao seu redor. No momento, não sabemos quanta proteção uma viseira fornece às pessoas ao seu redor. No entanto, usar uma máscara pode não ser viável em todas as situações para algumas pessoas.
Protetores faciais e óculos de proteção
Por exemplo, as pessoas que interagem com pessoas surdas ou com deficiência auditiva podem achar que uma proteção facial é melhor do que uma máscara durante a comunicação. Se você deve usar uma proteção facial em vez de uma máscara:
- Escolha uma proteção facial que cubra as laterais do rosto e se estenda abaixo do queixo ou uma proteção facial com capuz. Isso se baseia nos dados limitados disponíveis que sugerem que esses tipos de protetores faciais são melhores na prevenção da pulverização de gotículas respiratórias.
- Lave as mãos após remover a proteção facial. Evite tocar em seus olhos, nariz e boca ao removê-lo.
- Limpe e desinfete as proteções faciais reutilizáveis de acordo com as instruções do fabricante ou seguindo as instruções de limpeza da proteção facial do CDC . Se você usar uma proteção facial descartável, use-a uma vez e jogue-a fora de acordo com as instruções do fabricante.
Adaptações e alternativas de máscara
O CDC reconhece que o uso de máscaras pode não ser possível em todas as situações ou para algumas pessoas. Aqueles que não podem usar uma máscara devem priorizar o engajamento virtual quando possível. Para atividades presenciais, fornecemos alguns exemplos do que você pode fazer para tornar o uso de máscara mais viável e como reduzir a disseminação de COVID-19 se você não puder usar uma máscara.
Situações em que o uso de máscara pode não ser possível
- Certifique-se de manter distância física de outras pessoas quando não puder usar uma máscara.
Jantar
- O CDC recomenda o uso de máscara ao jantar em um restaurante, principalmente em ambientes fechados e ao falar com funcionários e garçons do restaurante, exceto quando estiver comendo ou bebendo ativamente. O risco de propagação de COVID-19 aumenta em um restaurante ou bar, conforme aumentam as interações a 1,8 m de outras pessoas. As máscaras podem reduzir o risco de propagação do COVID-19 quando usadas em qualquer um desses cenários de risco.
Atividades aquáticas
- Não use máscara ao realizar atividades que possam molhá-la, como nadar na praia ou piscina . Uma máscara molhada pode dificultar a respiração e pode não funcionar tão bem quando molhada.
Atividades de alta intensidade
- As máscaras devem ser usadas em ambientes públicos, mas se você não puder usar uma máscara devido à dificuldade de respirar durante atividades de alta intensidade, escolha um local com maior ventilação e troca de ar (por exemplo, ao ar livre ou dentro de casa) e onde você possa ficar pelo menos 6 pés de outras pessoas durante a atividade.
- Se você puder usar uma máscara, remova-a se ficar úmida de suor e substitua-a por uma limpa.
- Opte por uma atividade que não exija o uso de protetores bucais ou capacetes. Usar uma máscara com esses tipos de equipamento de proteção não é seguro se dificultar a respiração.
- Supervisione as crianças que usam máscara enquanto praticam esportes.
Certos grupos de pessoas que podem ter dificuldade em usar uma máscara
Algumas crianças de 2 anos ou mais e pessoas de qualquer idade com certas deficiências
O uso apropriado e consistente de máscaras pode ser desafiador para algumas crianças e pessoas de qualquer idade com certas deficiências, incluindo distúrbios cognitivos, intelectuais, de desenvolvimento, sensoriais e comportamentais.
Ao decidir se crianças e pessoas com certas deficiências devem usar uma máscara, determine se eles podem:
- Use uma máscara corretamente
- Evite tocar frequentemente na máscara e em seu rosto
- Limite de sugar, babar ou ter excesso de saliva na máscara
- Remova a máscara sem ajuda
Se crianças e pessoas com certas deficiências são incapazes de usar uma máscara adequadamente ou não toleram uma máscara, eles não devem usá-la.
Aqueles que cuidam de crianças e pessoas com certas deficiências que podem não ser capazes de usar uma máscara devem
- Peça conselhos ao seu médico sobre o uso de máscara
- Garantir o tamanho e ajuste adequados da máscara
- Remova a máscara antes de dormir, cochilar, quando eles podem adormecer (como em um assento de carro ou carrinho) e em situações em que a supervisão contínua não é possível
- Considere priorizar o uso de máscara em ambientes públicos e quando estiver perto de pessoas que não moram em sua casa, principalmente em ambientes fechados. As máscaras podem não ser necessárias quando você estiver sozinho, longe de outras pessoas ou com outras pessoas que moram em sua casa. No entanto, algumas localidades podem ter ordens de máscara enquanto estão em público e essas ordens devem sempre ser seguidas.
Máscaras não devem ser usadas por:
- Crianças menores de 2 anos
- Qualquer pessoa que tenha dificuldade para respirar
- Qualquer pessoa que esteja inconsciente, incapacitada ou incapaz de remover a máscara sem ajuda
Pessoas surdas ou com deficiência auditiva e aqueles que irão interagir com pessoas com deficiência auditiva
Se você interagir com pessoas que dependem da leitura dos lábios, pode ter dificuldade em se comunicar enquanto usa uma máscara.
- Considere usar uma máscara transparente ou uma máscara de pano com um painel transparente
- Se você não conseguir obter uma máscara transparente, considere o uso de comunicação escrita, legenda oculta ou redução do ruído de fundo para tornar a comunicação possível enquanto usa uma máscara que bloqueia os lábios
Pessoas com certas condições médicas subjacentes
A maioria das pessoas com problemas médicos subjacentes pode e deve usar máscaras.
- Se você tem problemas respiratórios e está preocupado em usar uma máscara com segurança, converse com seu médico sobre os benefícios e riscos potenciais de usar uma máscara.
- Se você tem asma , pode usar máscara. Converse com seu médico se tiver alguma dúvida sobre o uso de máscara.
Trabalhadores ao ar livre
Se você trabalha em um ambiente onde as máscaras podem aumentar o risco de doenças relacionadas ao calor ou causar problemas de segurança (por exemplo, tiras ficando presas em máquinas):
- Discuta com um profissional de saúde e segurança ocupacional sobre qual máscara seria adequada.
- Priorize o uso de máscaras em ambientes fechados e em contato próximo com outras pessoas, como durante viagens em grupo ou reuniões de turno. Algumas localidades podem exigir o uso de máscaras em público ao ar livre e esses requisitos devem ser seguidos.
- No tempo frio, use máscaras sob o equipamento de inverno, como lenços e máscaras de esqui. Se as máscaras ficarem úmidas devido à respiração ou neve, substitua-as por outras secas. Mantenha um ou mais backups para este propósito.
Uso de máscara e dióxido de carbono
Usar uma máscara não aumenta o nível de dióxido de carbono (CO 2 ) no ar que você respira
Uma máscara de tecido não fornece um ajuste hermético em todo o rosto. O CO 2 escapa completamente para o ar através e ao redor das laterais da máscara de tecido quando você expira ou fala. O CO 2 é pequeno o suficiente para passar facilmente por qualquer material de máscara de tecido. Em contraste, o vírus que causa o COVID-19 é muito maior do que o CO 2 , por isso não pode passar tão facilmente através de uma máscara de tecido projetada e usada adequadamente.
Tempo frio
- No tempo frio, as máscaras podem ficar úmidas devido à respiração, neve ou outra precipitação. Troque a máscara quando ela ficar molhada. Uma máscara úmida é mais difícil de respirar, é menos eficiente na filtragem e tem mais ventilação em torno das bordas da máscara. É especialmente importante ter uma ou mais máscaras de reposição durante o tempo frio. Se sua máscara reutilizável molhar, coloque-a em um saco plástico lacrado até que você possa lavá-la.
- Cachecóis e outros acessórios para a cabeça, como máscaras de esqui e balaclavas usados para se aquecer, geralmente são feitos de tecidos de malha frouxa que não são adequados para uso como máscaras para evitar a transmissão de COVID-19. Eles podem ser usados sobre uma máscara.
- Se você usa óculos, encontre uma máscara que se ajuste bem ao nariz ou que tenha um arame para ajudar a reduzir o embaçamento. Considere o uso de um spray anti-embaciamento feito para óculos.
Estudos recentes
- Mueller AV, Eden MJ, Oakes JM, et al. Método quantitativo para avaliação comparativa da eficiência de remoção de partículas de máscaras de tecido como alternativas às máscaras cirúrgicas padrão para EPI (julho de 2020). https://doi.org/10.1016/j.matt.2020.07.006ícone externo https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2590238520303647ícone externo
- Anindita M, Das K.COVID-19 Pandemia: Is Cloth Mask Really Protect Public From SARS-CoV-2? (Maneira de lidar para obter resultados) (maio de 2020). https://www.ijisrt.com/assets/upload/files/IJISRT20MAY228.pdfícone de pdfícone externo
- Lustig SR, Biswakarma JJH, Rana D, et al. Eficácia de tecidos comuns para bloquear aerossóis aquosos de nanopartículas semelhantes a vírus (maio de 2020). https://pubs.acs.org/doi/abs/10.1021/acsnano.0c03972ícone externo
- Sousa ‐ Pinto B, Fonte AP, Lopes AA, et al. Máscaras faciais para uso comunitário: Uma chamada de sensibilização para as diferenças de materiais (agosto de 2020). https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7361409/ícone externo
- Chughtai AA, Seale H, Macintyre CR. Eficácia das máscaras de tecido para proteção contra a síndrome respiratória aguda grave Coronavirus 2 (julho de 2020). https://europepmc.org/article/med/32639930ícone externo
- Bagheri MH, Khalaj I, Azizi A, et al. Eficiência de filtração, respirabilidade e reutilização de materiais improvisados para máscaras faciais (julho de 2020) PREPRINT. https://engrxiv.org/nrtgb/ícone externo
- Gandhi M, Beyrer C, Goosby E. As máscaras fazem mais do que proteger os outros durante o COVID-19:
- Reduzindo o inóculo de SARS-CoV-2 para proteger o usuário. J Gen Intern Med. DOI: 10.1007 / s11606-020-06067-8
- Wang H, Wang Q, Lin YL, Kilinc-Balci FS, Preço A, Chu L, Chu MC. Seleção de materiais domésticos para revestimentos faciais de pano feitos em casa e seu aprimoramento de eficiência de filtragem com carregamento triboelétrico. Nano Letters. 2 de junho de 2020 ”
- Rothe C, Schunk M, Sothmann P, et al. Transmissão da infecção nCoV 2019 de um contato assintomático na Alemanha. O novo jornal inglês de medicina. 2020; 382 (10): 970-971.
- Zou L., Ruan F, Huang M, et al. Carga viral de SARS-CoV-2 em amostras respiratórias superiores de pacientes infectados. O novo jornal inglês de medicina. 2020; 382 (12): 1177-1179.
- Pan X, Chen D, Xia Y, et al. Casos assintomáticos em um agrupamento familiar com infecção por SARS-CoV-2. The Lancet Infectious disease. 2020.
- Bai Y, Yao L, Wei T, et al. Transmissão por portadora assintomática presumida de COVID-19. Jama. 2020.
- Kimball A HK, Arons M, et al. Infecções assintomáticas e pré-sintomáticas por SARS-CoV-2 em residentes de uma unidade de enfermagem especializada em cuidados de longo prazo – King County, Washington, março de 2020. Relatório semanal de morbidade e mortalidade MMWR. 2020; ePub: 27 de março de 2020.
- Wei WE LZ, Chiew CJ, Yong SE, Toh MP, Lee VJ. Transmissão pré-sintomática de SARS-CoV-2 – Singapura, 23 de janeiro a 16 de março de 2020. Relatório semanal de morbidez e mortalidade MMWR. 2020; ePub: 1º de abril de 2020.
- Li R, Pei S, Chen B, et al. Uma infecção substancial não documentada facilita a rápida disseminação de novos coronavírus (SARS-CoV2). Science (Nova York, NY). 2020.
- Furukawa NW, Brooks JT, Sobel J. Evidence Supporting Transmission of Severe Agute Respiratory Syndrome Coronavirus 2 While Presymptomatic or Asymptomatic [publicado online antes da impressão, 2020 em 4 de maio]. Emerg Infect Dis. 2020; 26 (7): 10.3201 / eid2607.201595. Ligação
- Oran DP, Topol Prevalence of Asymptomatic SARS-CoV-2 Infection: A Narrative Review [publicado online antes da impressão, em 3 de junho de 2020]. Ann Intern Med. 2020; M20-3012.
- Academias Nacionais de Ciências, Engenharia e Medicina. 2020. Consulta Rápida de Especialistas sobre a Possibilidade de Propagação de Bioaerosol de SARS-CoV-2 para a Pandemia de COVID-19 (1 de abril de 2020). Washington, DC: The National Academies Press. https://doi.org/10.17226/25769ícone externo
- Schwartz KL, Murti M., Finkelstein M., et al. Falta de transmissão COVID-19 em um vôo internacional. CMAJ. 2020; 192 (15): E410.
- Anfinrud P, Stadnytskyi V, Bax CE, Bax A. Visualizing Speech-Generated Oral Fluid Droplets with Laser Light Scattering. N Engl J Med. 2020, 15 de abril. Doi: 10.1056 / NEJMc2007800.
- Um Davies, Thompson KA, Giri K, Kafatos L, Walker J, Bennett A . Testando a eficácia de máscaras caseiras: elas protegem em uma pandemia de influenza? Disaster Med Public Health Prep. 2013; 7 (4): 413-8.
- Konda A, Prakash A, Moss GA, Schmoldt M, Grant GD, Guha S. Aerosol Filtration Efficiency of Common Fabrics Used in Respiratory Cloth Masks. ACS Nano. 24 de abril de 2020.
- Aydin O, Emon B, Saif MTA. Desempenho de tecidos para máscaras caseiras contra disseminação de infecção respiratória por meio de gotículas: um estudo mecanístico quantitativo. medRxiv preprint doi: https://doi.org/10.1101/2020.04.19.20071779, publicado em 24 de abril de 2020.
- Ma QX, Shan H, Zhang HL, Li GM, Yang RM, Chen JM. Possíveis utilidades de uso de máscara e higiene instantânea das mãos para combater a SARS-CoV-2. J Med Virol. 2020.
- Leung, NHL, Chu, DKW, Shiu, EYC et al. Vírus respiratório exalado e eficácia das máscaras faciais. Nat Med . 2020.
- Johnson DF, Druce JD, Birch C, Grayson ML. Uma avaliação quantitativa da eficácia das máscaras cirúrgicas e N95 para filtrar o vírus da influenza em pacientes com infecção aguda da influenza. Clin Infect Dis. 15 de julho de 2009; 49 (2): 275-7.
- Green CF, Davidson CS, Panlilio AL, et al. Eficácia de máscaras cirúrgicas selecionadas na captura de células vegetativas e endosporos quando usadas por pacientes contagiosos simulados. Infect Control Hosp Epidemiol. 2012; 33 (5): 487‐494.