Um simples exame de sangue pode diagnosticar precocemente oito doenças mais comuns entre brasileiros

Na semana em que se comemora o Dia Nacional da Saúde, grupo de saúde ressalta importância de avaliações de rotina

A correria do cotidiano acaba afastando a população do que é essencial: os cuidados com a saúde. De acordo com levantamento realizado pelo Instituto Data Popular, seis em cada 10 pessoas só recorrem ao médico quando já estão doentes. Isso acaba por dificultar o tratamento e, até mesmo, a reabilitação do paciente, a depender da patologia.

Um simples exame de sangue ou uma consulta de rotina com um médico clínico pode ajudar a prevenir uma doença, em fase inicial, ou ainda aumentar as chances de um bom prognóstico, além da escolha de um tratamento mais eficaz para o paciente, sobretudo com relação às oito patologias mais recorrentes, entre a população brasileira: obesidade, câncer, AIDS, diabetes, dengue, hepatite C e hipertensão – dados do IBGE.

Segundo a médica clínica geral do Plano Ambulatorial Boa Saúde, Clarissa Martinelli, integrante do Grupo Vitalmed, a cultura de prevenção – consultar periodicamente um médico – ainda é a chave para o controle e o diagnostico precoce de várias doenças. “Cerca de 70% delas poderiam ser prevenidas se o paciente tivesse o hábito de se consultar com especialistas e um cuidado maior com a saúde”, alerta a especialista. Ela acrescenta que, muitas vezes, com uma anamnese (entrevista que o médico realiza com os pacientes) e um exame físico bem feito, já é possível diagnosticar algumas doenças ou identificar predisposições, sendo necessários somente exames complementares para comprovação e escolha de abordagens.

“Pessoas que têm histórico familiar de hipertensão, por exemplo, podem passar a seguir orientações médicas essenciais para prevenir a doença: manter peso e uma dieta pobre em sódio, realizar atividade física, dentre outros. Com isso, esse paciente possui um grande potencial de driblar a genética e não desenvolver a hipertensão”, pontua Clarissa Martinelli. A dica é que os pacientes não deixem para recorrer ao médico somente quanto surgirem (os) sintomas. Daí a importância, segundo ela, do médico clínico geral. “Ele é a porta de entrada para as especialidades. Assim como o primeiro passo para o diagnóstico das doenças e a prevenção das mesmas”, conclui.

Clínica da Família

A ideia de prevenção foi justamente o que motivou o Grupo Vitalmed a criar, através do Boa Saúde, a concepção de clínica da família. O plano ambulatorial mantém uma clínica própria em que os associados são atendidos por uma mesma equipe médica por vários anos, através de um prontuário médico eletrônico integrado. “Esses detalhes geram uma maior confiança e segurança por parte do paciente, aumentando o controle sobre os casos que são atendidos na nossa unidade de referência”, pontua a coordenadora médica Sandra Cavalcanti. A Clínica Boa Saúde está localizada na Rua Arquimedes Gonçalves nº 219, Jardim Baiano, bairro Nazaré.

Confira a ultima edição da Newslab

Seções
Fechar Menu