Transporte próprio ou terceirizado? Desafios e responsabilidades no setor

Por Dr Cristhian Roiz 

É de nosso conhecimento (e venho a anos compartilhando sobre o assunto) que há regulamentação de agências especificamente para o transporte de materiais biológicos, produtos para saúde e medicamentos.

É também de nosso conhecimento que a terceirização deste serviço (transporte) ser permitido sem nada descumprir as regulamentações da ANVISA, ANTT e e regulamentações acessórias sobre isto.

Mas o que trago aqui para refletirmos são dois pontos: 1) Responsabilidade e 2)Ponto de vista COMERCIAL (sustentação).

Convido a você, seguidor, aluno e parceiro da saúde refletir sobre eles. Bora?

Mas antes, uma breve definição para dar base a vocês ok?

Transportador: pessoa física ou jurídica que efetua o transporte de material biológico proveniente de remetente para destinatário determinado, incluindo tanto os transportadores comerciais, públicos ou privados, e os de carga própria.

Transportador próprio: o serviço que efetua o transporte de cargas biológicas (no caso) por meio de seus próprios veículos e/ou pessoal e,

Transportador comercial: empresa devidamente licenciada para transporte de cargas biológicas ou da saúde, que, mediante contrato, convênio, termo de compromisso ou outros documentos similares, exerce atividades relacionadas ao transporte deste tipo de carga.

Agora sim, vamos aos dois pontos que trago para reflexão:

  1. Responsabilidade: teria as mesmas responsabilidades, do embarcador, transportador e destinatário, frente as normas sanitárias e de rogagem (ANTT)?Sim, as responsabilidades estão claras e descritas pelas resoluções da #ANVISA

(Atual 504 de 2021, assunto também citado pela RDC 786 de 2023, art 110), assim como a ANTT 5998 de 2022. Nada mudaria sendo transporte de

carga própria ou serviço terceirizado, considerando, neste último, um pequeno detalhe a seguir;

  1. Comercial: seria sustentável financeiramente ao meu negócio da saúde, terceirizar o transporte ou a conta só fecha se o transporte ocorresse sendo minha equipe e veículos?

Ocorre que, nem todas as empresas de #medicinalaboratorial , #medicamentos e afins, contam com “musculatura” financeira para a terceirização, que de fato, por esta escolha, permitiria que você tenha foco no seu negócio da saúde e o transporte, tocado pela competência de quem de direito.

Mas os dois itens acima, nos geram mais duas dúvidas pertinentes:

    1. Mas então, se não possuo no momento a “musculatura financeira” para terceirizar, seria possível eu implantar logística própria e sendo

assim, estaria então a minha empresa sensível e mais susceptível a sanções sanitárias?

    1. Seria possivel constituir uma empresa de terceirização de #transportedecargas, de forma ágil e prática, considerando tantas questões técnicas ou seja, uma #transportadora licenciada na saúde, para que eu forneça este serviço?

Considerando a primeira indagação, a resposta é NÃO, desde que tudo o que está regulamentado, pelo seu veículo, capacitação de equipe evidenciada e aplicada por profissional do ramo (saúde e com conhecimento no assunto de tranporte biológico), documentações #sanitarias e #ANTT, fluxogramas e #POPs / #Manuais estejam em conformidade.

Muita coisa a sepensar? Calma que tem um caminho no final deste artigo….

Agora…, considerando a segunda questão (ter uma #transportadora licenciada), sabemos a complexidade em abrir uma empresa, estruturar, capacitar equipe e demais desafios e sabermos ainda, que até o momento, ser correto afirmar que não há o caminho em #franquear uma empresa tão específica, qual seria ótima opção, claro para se tornar um empresário deste nicho atrativo. Mas então, é inviável pensar em encarar este projeto?

Agora sim, para ambas as questões (carga própria regulamentada e empresa especializada e regulamentada em tranporte) a resposta é que há um mesmo caminho que seria uma solução “impar”.

O serviço de mentoria de estruturação que ofereço ao mercado, tanto para transporte próprio ou transportadoras que queiram oferecer este serviço, possibilitará que ambos os casos ocorram, de forma prática, assertiva e em conformidade com todas as regulamentações sanitárias e de rodagem.

São mais de 15 anos contendo e repassando conhecimentos, através de palestras, congressos, sendo revisor participativo das normas; autor de artigos em revistas da saúde e sendo referência por este tema nacionalmente por anos; à disposição de #empresarios que queiram formatar um novo negócio promissor e de alta relevância na saúde, assim como empresas como #laboratorio clinico, #bancodesangue , #patologia clinica, empresas de comercialização de #medicamentos #vacinas e que comercializam produtos para a #saude que queiram internalizar o transporte de suas próprais cargas.

Meu interesse é conhecer vocês e juntos, traçarmos um caminho de solução para o seu caso específicamente.

Convido você #empresario de transporte ou da #saúde a conversarmos e iniciarmos um projeto de solução e lucratividade.

Aguardo seu contato para um bate papo.

 

 

Por Dr Cristhian Roiz 

Biomédico Especialista em Regulamentações do Transporte da Saúde, fundador do Programa de Qualidade em Transporte da Saúde (PQTS);  

Email de contato: contato@crisroiz.com.br