Com aproximadamente de 146 milhões de animais de estimação, o mercado pet brasileiro movimentou mais de R$ 20 bilhões em 2018, consolidando a segunda posição global no setor, atrás apenas dos Estados Unidos, de acordo com estudo da Euromonitor Internacional. Em 2013, o IBGE contabilizou que 44% dos lares do País possuíam pelo menos um cachorro, mas esse número pode ser maior. Em plena expansão, o segmento deve encerrar 2019 com um faturamento 11% superior ao do ano passado. O setor VET (de saúde animal) tem tido um crescimento ainda maior.
Para atender a essa demanda, de um dos poucos mercados que está em expansão, muitas empresas atuantes na área de saúde humana estão ingressando no segmento de saúde animal. Para isso, desenvolvem produtos e registram patentes a partir de modificações de soluções e tecnologias já existentes. Outras empresas já atuantes no mercado veterinário também se especializam ainda mais.
Nesse cenário, durante a solenidade de abertura da Animal Health Expo+Congress 2019, evento 100% veterinário que aconteceu entre 2 e 4 de outubro, no Expo Center Norte (Pavilhão Amarelo), em São Paulo, representantes de entidades e autoridades ressaltaram a importância e magnitude do setor, bem como a proposta do evento em contribuir com o desenvolvimento e inovação em toda a cadeia da medicina veterinária brasileira.
Com mais de 100 marcas expositoras, a edição de 2019 da Animal Health ofereceu mais de 200 horas de conteúdo, em mais de 25 especialidades, com palestras de especialistas do setor de 10 países. “É uma grande honra desenvolver este evento e trazer um centro de inovação com novas experiências 100% veterinárias para a cidade de São Paulo e que conta com o apoio de 33 entidades, patrocinadores e do setor como um todo”, celebra Adriano Souza, CEO da UBE Américas e diretor-geral da Animal Health Expo+Congress.
Entre as empresas expositoras, muitas delas nasceram no segmento de saúde humana e agora ingressam no animal. Esse é o caso da Ecco Fibras, empresa brasileira que atua há mais de 23 anos em fototerapia aplicada (laser e LED terapêutico) à saúde humana, ingressou no ano passado sua operação no mercado veterinário.
Outro exemplo é a T&T Produtos Médicos Hospitalares, que após verificar crescimento do setor nos últimos anos e a própria demanda, decidiu ampliar os negócios para a área de saúde animal. “A aposta foi acertada: no segmento veterinário, no acumulado deste ano, a empresa já cresceu 20% em relação ao mesmo período do ano passado”, declara a especialista de produtos da empresa, Silvia Mayumi Tamura.
Também segue a tendência VET é a BioSys /Kovalent, que atua há 20 anos no mercado de diagnósticos laboratoriais de humanos, criou, há um ano e meio, uma unidade específica dedicada ao mercado pet. A gerente de produto da linha VET da empresa, Ana Cláudia Telles, diz que os veterinários demandavam produtos especialmente projetados para os animais. “O veterinário hoje está mais exigente e quer agregar diferenciais em função da própria concorrência profissional. Por isso, colocamos a nossa expertise para desenvolver novas soluções para esse mercado”.
Da mesma forma, com atuação no segmento de odontologia e medicina para área humana há 41 anos, a Olsen, depois de estudos e pesquisas, entrou neste ano no setor veterinário, com expectativa de grande potencial de crescimento ao longo do tempo. “Os animais vêm ganhando espaço importante nas nossas vidas e sua saúde se torna prioridade também. Por isso, a Olsen enxerga muito potencial nesse mercado, que cresce no mundo inteiro e o Brasil não fica atrás”, declara a vice-presidente da empresa, Elisa Freitas Olsen.
Maior representatividade profissional
Na abertura, também foi oficializada a criação da Federação de Entidades Veterinárias Regionais do Estado de São Paulo (Feveresp). “Como entidade que unifica o mercado veterinário e atua em defesa dos profissionais da área, nossa intenção é atuar junto aos órgãos regulatórios, de vigilância veterinária, entre outros, sobre o conceito de saúde única”, afirma Dr. Márcio Thomazo Mota, presidente da Feveresp. Para o Dr. Mário Pulga, há muitas oportunidades no mercado, apesar dos desafios. “A força está na junção e temos muito a oferecer: bem-estar animal, competência, comprometimento e ética”.
Com informações do blog da Animal Health Sa.