fbpx

SBPC/ML alerta para a importância do exame de hemoglobina glicada para o controle de diabetes

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) alerta para a importância de se fazer em conjunto os exames que medem as dosagens da glicose e hemoglobina glicada para o controle de diabetes.
“É cada vez mais frequente a solicitação conjunta dos exames para medir os níveis de glicose, que deve ser feito em jejum, e da hemoglobina glicada pelos médicos. A grande vantagem da hemoglobina glicada está no fato de não haver necessidade de jejum para coleta do sangue e por apresentar menor variação durante o dia quando comparada à dosagem de glicose”, explica Nairo Sumita, diretor científico da SBPC/ML.

Amanhã, às 9h, uma mesa redonda irá enfatizar e discutir os critérios diagnósticos para crianças, adultos e gestantes, e as interpretações dos resultados dos três exames laboratoriais – dosagens da glicose em jejum, hemoglobina glicada e do teste de sobrecarga de glicose, este último somente em situações específicas – para o diagnóstico do diabetes, durante o 51º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (51º CBPC/ML), que acontece entre os dias 26 e 29 de setembro, no Palácio das Convenções do Anhembi Parque, em São Paulo.

Acesse a programação completa do evento: http://congresso.sbpc.org.br/2017/index.php.


Sobre a SBPC/ML

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) é uma Sociedade de Especialidade Médica, fundada em 1944 e que atua na área de laboratórios clínicos. Com sede na cidade do Rio de Janeiro, tem como finalidade reunir médicos com Título de Especialista em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial e de outras especialidades como farmacêutico-bioquímicos, biomédicos, biólogos e outros profissionais de laboratórios clínicos, além de empresas do setor.

A SBPC/ML disponibiliza o PALC – Programa Acreditação de Laboratórios Clínicos que avalia um laboratório através de auditorias e determina se ele atende a requisitos predeterminados para exercer as tarefas a que se propõe. Dentre vários objetivos esse processo pretende garantir a qualidade dos serviços prestados e a confiabilidade dos resultados.

A SBPC/ML dispõe de projetos de habilitação e qualificação profissional de acordo com a legislação em vigor, através de atividades voltadas para ensino, pesquisa e divulgação científica em Medicina Laboratorial, tendo como meta principal a saúde da população. Para alcançar esses objetivos a SBPC/ML realiza cursos, jornadas, congressos, eventos relacionados e publicações científicas.


 

Confira a ultima edição da Newslab

Grafeno e Saúde: o que é e qual pode ser sua importância para o futuro da medicina?

Em vídeo divulgado pela UNESP, Alexandre Reily Rocha, pesquisador do Instituto de Física Teórica da Unesp (IFT-Unesp), protagoniza o episódio da websérie de vídeos HPC

Leia mais

Vilão da mesa: refrigerantes aumentam muito o risco de morte por doenças cardíacas, aponta estudo de Harvard

Uma pesquisa realizada pela Escola da Saúde Pública de Harvard analisou dados de mais de 37 mil homens e 80 mil mulheres ao longo de

Leia mais

Cientistas americanos usam HIV para curar crianças com imunodeficiência combinada grave

Nos Estados Unidos, cientistas afirmam ter curado 8 crianças da imunodeficiência combinada grave (SCID), popularmente conhecida como “síndrome da bolha”, a partir do uso do

Leia mais

Alcoolismo: estudo mostra que 60% dos adolescentes na faixa dos 17 anos já consomem álcool

O consumo de álcool entre jovens aumenta cada dia mais: pesquisa com 10 escolas de São Paulo mostrou que o consumo começa por volta dos

Leia mais
Seções
Fechar Menu