fbpx

SBPC/ML alerta para a importância do exame de hemoglobina glicada para o controle de diabetes

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) alerta para a importância de se fazer em conjunto os exames que medem as dosagens da glicose e hemoglobina glicada para o controle de diabetes.
“É cada vez mais frequente a solicitação conjunta dos exames para medir os níveis de glicose, que deve ser feito em jejum, e da hemoglobina glicada pelos médicos. A grande vantagem da hemoglobina glicada está no fato de não haver necessidade de jejum para coleta do sangue e por apresentar menor variação durante o dia quando comparada à dosagem de glicose”, explica Nairo Sumita, diretor científico da SBPC/ML.

Amanhã, às 9h, uma mesa redonda irá enfatizar e discutir os critérios diagnósticos para crianças, adultos e gestantes, e as interpretações dos resultados dos três exames laboratoriais – dosagens da glicose em jejum, hemoglobina glicada e do teste de sobrecarga de glicose, este último somente em situações específicas – para o diagnóstico do diabetes, durante o 51º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (51º CBPC/ML), que acontece entre os dias 26 e 29 de setembro, no Palácio das Convenções do Anhembi Parque, em São Paulo.

Acesse a programação completa do evento: http://congresso.sbpc.org.br/2017/index.php.


Sobre a SBPC/ML

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) é uma Sociedade de Especialidade Médica, fundada em 1944 e que atua na área de laboratórios clínicos. Com sede na cidade do Rio de Janeiro, tem como finalidade reunir médicos com Título de Especialista em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial e de outras especialidades como farmacêutico-bioquímicos, biomédicos, biólogos e outros profissionais de laboratórios clínicos, além de empresas do setor.

A SBPC/ML disponibiliza o PALC – Programa Acreditação de Laboratórios Clínicos que avalia um laboratório através de auditorias e determina se ele atende a requisitos predeterminados para exercer as tarefas a que se propõe. Dentre vários objetivos esse processo pretende garantir a qualidade dos serviços prestados e a confiabilidade dos resultados.

A SBPC/ML dispõe de projetos de habilitação e qualificação profissional de acordo com a legislação em vigor, através de atividades voltadas para ensino, pesquisa e divulgação científica em Medicina Laboratorial, tendo como meta principal a saúde da população. Para alcançar esses objetivos a SBPC/ML realiza cursos, jornadas, congressos, eventos relacionados e publicações científicas.


 

Confira a ultima edição da Newslab

Pesquisadores imprimem primeiro protótipo de coração 3D a partir de tecido humano

A impressão 3D do protótipo de coração com tecido humano abre caminho para uma nova fase na pesquisa no campo dos transplantes. Um grande passo

Leia mais

Vacinação contra febre amarela sofre queda brusca, aponta estudo da ANADEM

Após a primeira mudança de estação de cada ano, do verão para o outono, a busca pela vacina contra a febre amarela cai bruscamente no

Leia mais

Candida auris: conheça o “superfungo” que tem colocado em alerta autoridades do mundo todo

O fungo Candida auris,  vem sendo reconhecido amplamente pelo mundo como um “superfungo”, ou seja, um fungo que não se consegue ser combatido a partir

Leia mais

UFSCar irá realizar Jornada de Pediatria gratuita no mês de maio

Entre os dias 3 e 4 de maio, acontece em São Carlos a 5ª Jornada de Pediatria, que reúne as jornadas de “Especialidades Pediátricas”, realizada

Leia mais
Seções
Fechar Menu