Reação cruzada entre Dengue e Covid pode estar gerando subnotificações

O período de chuvas que acontece geralmente de novembro a março no Brasil sempre traz a preocupação com o aumento de casos de Dengue, Zika e Chikungunya.

 

Neste momento com a pandemia da COVID-19, as Unidades de Saúde fechadas ou com atendimento restrito podem gerar subnotificação de casos, segundo o próprio boletim epidemiológico do Ministério da Saúde.

 

Estudos mostram que os vírus da Dengue e do novo coronavírus possuem similaridade antigênica. Testes sorológicos apresentaram resultado falso positivo para Dengue em pacientes que na verdade estavam com o SARS-CoV-2 e falso positivo para a COVID-19 em pacientes com Dengue.

 

Para a confirmação desses resultados os pesquisadores utilizaram a técnica da RT-PCR tanto para a COVID-19 quanto para as arboviroses Dengue, Zika e Chikungunya.

 

Diagnóstico molecular para arboviroses

 

A Mobius Life Science, empresa brasileira de tecnologia em diagnóstico molecular, tem em seu portfólio teste de qPCR que identifica os vírus causadores da Dengue, Zika e Chikungunya com uma única amostra.

 

O teste molecular apresenta rapidez e alta sensibilidade para identificação destes vírus que apresentam sintomas semelhantes à COVID-19. Apenas o método molecular permite o diagnóstico preciso, a notificação correta dos casos e o tratamento adequado aos pacientes.

 

Com os laboratórios públicos sobrecarregados para atender a demanda de testes moleculares para Covid, há possibilidade de laboratórios particulares de menor porte atenderem a esta demanda.

 

Mobiuslife.com.br

0800 710 1850

 

https://www.unasus.gov.br/especial/covid19/markdown/229