Pontuação prognóstica prevê o tempo até o primeiro tratamento em casos de leucemia

De acordo com um estudo publicado on-line em 8 de abril no periódico Blood, uma pontuação prognóstica internacional (international prognostic score, IPS‑E) pode prever o tempo até o primeiro tratamento (time to first treatment, TTFT) para pacientes com leucemia linfocítica crônica (LLC) apresentando doença assintomática precoce.

Dra. Adalgisa Condoluci, do Instituto de Pesquisa Oncológica em Bellinzona, Suíça, e colegas analisaram dados individuais de pacientes de 11 coortes internacionais de pacientes (4.933 pacientes) para desenvolver e validar uma pontuação prognóstica para prever o TTFT para pacientes com LLC assintomática precoce.

Os pesquisadores observaram que a ausência de mutação nos genes IGHV, uma contagem absoluta de linfócitos >15 × 109/l e a presença de linfonodos palpáveis ​​eram consistentes e independentemente associados ao TTFT. A IPS-E foi a soma das covariáveis (1 ponto cada) e diferenciou pacientes em baixo risco, risco intermediário e alto risco (pontuações 0, 1 e 2 a 3, respectivamente), com TTFT distintos. A precisão da pontuação foi validada em nove coortes estadiadas pelo sistema de Binet e uma coorte estadiada pelo sistema de Rai. O índice C foi de 0,74 e 0,70 na série de treinamento e no conjunto das séries de validação, respectivamente. Em pacientes de baixo risco, risco intermediário e alto risco, o risco cumulativo em cinco anos para o início do tratamento foi de 8,4%, 28,4% e 61,2%, respectivamente, pela meta‑análise das coortes de treinamento e validação.

“A IPS-E garante uma avaliação prospectiva e pode ser considerada um bloco elementar sobre o qual preditores recém-descobertos de resultados independentes para pacientes com LLC em estágio inicial poderiam ser adicionados”, escreveram os autores.

Acesse o artigo na íntegra

Com informações de HealthDay News.