O impacto das metodologias ativas no ensino de língua espanhola: lições dos projetos “Yachay” e “Jugadas Sostenibles”.

As metodologias ativas têm se mostrado eficazes no aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem, especialmente no contexto da língua espanhola. A aplicação de estratégias como a gamificação, a aprendizagem baseada em equipes e a cultura maker promove o engajamento dos estudantes e contribui para resultados pedagógicos positivos. A gamificação, por exemplo, incorpora elementos de jogos nas aulas, tornando-as mais dinâmicas e atrativas ao utilizar mecanismos como sistemas de feedback e recompensas, objetivos claros e participação voluntária. Esta abordagem exige uma participação ativa dos alunos, alinhando-se à teoria de William Glasser de que o aprendizado é mais eficiente quando os estudantes se envolvem ativamente no processo, compreendendo entre 70% e 95% do conteúdo estudado.

A aprendizagem baseada em equipes, por sua vez, incentiva a colaboração em pequenos grupos, o que fortalece habilidades como comunicação, argumentação, empatia e cooperação, conforme preconizado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, a cultura maker, fundamentada no princípio do “faça você mesmo”, encoraja os alunos a serem protagonistas de sua própria aprendizagem, estimulando a criatividade, o pensamento crítico e a resolução de problemas. A combinação dessas metodologias, aliada a um planejamento didático rigoroso, incluindo a elaboração prévia de sequências didáticas com metas, prazos e modos de avaliação, potencializa significativamente o processo de ensino-aprendizagem.

Projetos como “Yachay” (2023) e “Jugadas Sostenibles” (2024), desenvolvidos em uma escola de tempo integral na Paraíba, Brasil, demonstraram o sucesso dessas abordagens. Eles resultaram no aumento das notas dos estudantes, aulas mais interativas e divertidas, melhora na interação entre colegas e fortalecimento do trabalho em equipe. Embora desafios como a garantia de 100% de participação ativa de todos os alunos persistam, a união de diferentes metodologias, mesmo as menos usuais, é crucial para otimizar os resultados educacionais e promover a inovação pedagógica. O modelo de ensino-aprendizagem derivado dessas experiências pode ser replicado em diversos contextos educacionais e componentes curriculares, adaptando-se às necessidades específicas de cada ambiente.

Referência:

OLIVEIRA, J. F. J.; SILVA, R. C. A. Refletindo sobre experiências com metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem da Língua Espanhola. Open Minds International Journal, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 97-107, 2025.

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