O IBMP obteve o registro na Anvisa do primeiro kit molecular para diagnóstico de rotavírus e norovírus desenvolvido no Brasil. O novo teste quadriplex permite quatro investigações simultâneas, incluindo rotavírus, dois genogrupos de norovírus e um controle interno endógeno.
O Kit Biomol Rotavírus e Norovírus foi desenvolvido para a detecção laboratorial qualitativa, utilizando a técnica de RT-qPCR, em amostras de RNA extraído de suspensão fecal. Essa tecnologia permite a identificação e discriminação dos vírus rotavírus e norovírus (grupos I e II) através da detecção dos alvos moleculares NSP3 e região de junção ORF1-ORF2, respectivamente.
Todos os reagentes necessários estão incluídos no kit, que possui capacidade de realizar até 96 reações, incluindo controles positivo e negativo, garantindo assim maior confiabilidade dos resultados. Além disso, possui estabilidade para até cinco ciclos de descongelamento, oferecendo maior flexibilidade e eficiência para laboratórios com estrutura para realização de exames de biologia molecular.
Essa inovação representa um avanço significativo no diagnóstico das infecções gastrointestinais virais, contribuindo para a melhoria das estratégias de controle e prevenção no Brasil.