fbpx

Novo atlas do sangue periférico e doenças hematológicas: o livro para o dia a dia na bancada

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O dia a dia na bancada pode gerar diversas dificuldades, inclusive porque a microscopia pode variar consideravelmente na rotina clínica. É nesta perspectiva que o Atlas do Sangue Periférico e Doenças Hematológicas foi construído. O Atlas apresenta aos hematologistas, citolomorfologistas, patologistas, analistas clínicos e estudantes, as numerosas anormalidades morfológicas encontradas nos esfregaços sanguíneos dos distúrbios eritrocitários, leucocitários e das plaquetas, bem como os distintos achados morfológicos das leucemias agudas, neoplasias mieloproliferativas e linfoproliferativas, e das discrasias plasmocitárias.

“Nesta primeira edição, escrevemos um capítulo exclusivo para os hemoparasitas. Assim, a colaboração dos amigos Guilherme Dienstmann, Karina Tolfo Avi e Cristiane Frezzato, possibilitou a melhoria deste guia prático, que pretende auxiliar todos os colegas que trabalham diariamente com Citologia hematológica. Dedico, por fim este livro a todos os amantes e entusiastas da Hematologia”, declarou Luiz Arthur Calheiros Leite, autor do livro.

Luiz Arthur Calheiros Leite

Biomédico. Professor da pós-graduação lato sensu em Hematologia Clínica – Centro Universitário Cesmac. Consultor em Hematologia Laboratorial. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM), Mestre em Hematologia, Imunofenotipagem por citometria de Fluxo, UNIFESP/EPM. Doutor em Bioquímica e Fisiologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Acesse o Lattes

Autores Colaboradores

Samuel Daniel de Souza Filho

Farmacêutico Bioquímico. Professor de Adjunto de Hematologia do Curso de Farmácia, Departamento de Ciências Farmacêuticas, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui Pós-graduação em citologia do trato genital feminino.

Guilherme Dienstmann

Biomédico. Professor de Hematologia Clínica, do Curso de Biomedicina das Universidades ANHANGUERA e UNISOCIESC, Joinville/Santa Catarina. Especialista em patologia clínica (análises clínicas) pela Associação Brasileira de Biomedicina. Mestre e Doutorando em Saúde e Meio Ambiente, com ênfase em Endocrinologia Gestacional pela UNIVILLE, Joinville/SC. Delegado da Comarca de Biomedicina de Joinville, CRBm-5. Pesquisador da Maternidade Darcy Vargas, Joinville/SC. Analista Clínico e Responsável Técnico do Hospital Hans Dieter Schmidt, na empresa Diagnóstico da América S/A, DASA.

Acesse o lattes

Karina Tolfo Avi

Farmacêutica Bioquímica. Especialista em Hematologia Clínica e Banco de Sangue pela Universidade Positivo do Paraná (UP). Analista Clínica do setor de hematologia na empresa Diagnóstico da América S/A, DASA.

Acesse o lattes 

Cristiane Frezzato

Biomédica. Especialista em Patologia Clínica e Hematologia, Hospital das Clínicas, Universidade de São Paulo, USP.

Para adquirir o livro: entre em contato com [email protected] 

Confira a ultima edição da Newslab

Artigo científico: Infecção em âmbito hospitalar por Klebsiella pneumoniae produtora da enzima KCP

INFECÇÃO EM ÂMBITO HOSPITALAR POR KLEBSIELLA PNEUMONIAE PRODUTORA DA ENZIMA KCP   Benvindo Soares de Souza Junior1; Lucas Luiz de Lima Silva2; Aline Rodrigues Gama3*

Leia mais

Expectativa de vida dos paulistas seria maior caso não ocorressem as mortes por acidentes de trânsito

Homens teriam acréscimo de 0,49 ano na vida média, enquanto entre as mulheres, 0,12 ano   Estudo do Infosiga SP e da Fundação Seade conclui

Leia mais

Instituição que gere exames por imagem do SUS reduz 15% dos custos com armazenamento de exames na nuvem da Amazon

A instituição, que realiza 5 milhões de exames de imagem por ano, também ganhou eficiência e rapidez   Com o objetivo de armazenar imagens de

Leia mais
Seções
Fechar Menu